Transporte ferroviário de passageiros e mobilidade: nível de serviço e segurança na visão do usuário
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.466Palavras-chave:
mobilidade, sustentável, comportamento, qualidade, gerenciamento, bem estarResumo
Proposito: apresenta e categoriza os principais problemas registrados pelos usuários de trens urbanos no estado do Rio de Janeiro, e faz uma análise dos episódios de violência, fazendo um cruzamento desses dados com as categorias de níveis de serviço. Metodologia: realizou-se uma análise documental, verificando ocorrências registradas e as noticiadas sobre paralisação temporária do serviço insatisfação dos usuários exibida nas reclamações realizadas nos anos de 2018 e 2019. Resultados: notícias de segurança referem-se a estações que se localizam em bairros reconhecidamente violentos da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Tiroteios paralisam a circulação dos trens e afetam o nível de serviços oferecido pela concessionária, pois causam o descumprimento da frequência programada, a elevação do tempo de deslocamento, a sensação de insegurança nas estações, composições e integrações e consequentemente, a perda de confiabilidade no serviço. Limitações: A busca referiu-se ao período de janeiro de 2018 à dezembro de 2019, e aplicando-se os filtros referentes ao tema central, obteve-se 57 notícias válidas para categorização e análise. Originalidade: contribui para evidenciar criticidades no nível de serviço e propoe agenda de estudos que contribuam para oferecimento de deslocamentos seguros, confortáveis, e em tempos/custos aceitáveis.Downloads
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