Estratégias de produção de uma indústria de laticínios no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.439Palavras-chave:
estratégia competitiva, gestão da qualidade, produtos lácteos, decisões estruturais e infraestruturaisResumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a estratégia de produção de uma unidade industrial do setor leiteiro, localizada no Uruguai. Metodologia: Emprega-se uma pesquisa qualitativa, por meio do método do estudo de caso único. A coleta de dados foi realizada a partir da análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados pela análise de conteúdo. Resultados: As prioridades competitivas predominantes na organização são a diferenciação, seguida da qualidade. Tais prioridades encontram-se presentes nas decisões estruturais e infraestruturais da organização, com maior ênfase nas decisões infraestruturais, atividades ligadas ao dia-a-dia da produção. Limitações e implicações da pesquisa: As considerações e análises realizadas referem-se ao caso pesquisado, não podendo ser, em princípio, generalizadas para outras organizações. Além disso, a entrevista carrega o teor subjetivo das crenças e valores individuais do entrevistado. A partir desta pesquisa, outros trabalhos sobre estratégia de produção podem ser realizados nas demais unidades da organização, em outras empresas do mesmo setor ou sob outros enfoques. Originalidade: A investigação busca preencher a lacuna teórica sobre as estratégias de produção adotadas por organizações do setor leiteiro. São fornecidos insights para gestores, fornecedores e concorrentes do setor, com o intuito de impulsionar e gerar vantagens competitivas.Downloads
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