Avaliação educacional da Universidade Federal de Integração da América Latina, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.433

Palavras-chave:

educação multicultural, técnica de avaliação, análise multidimensional, modelo econométrico de regressão, confiabilidade e validade

Resumo

Objetivo: Analisa a satisfação com a Universidade Federal de Integração da América Latina (UNILA). Focada no desenvolvimento de um novo esquema educacional na América Latina, sendo uma universidade mais aberta à mudança, multicultural, bilíngue e latino-americana. Metodologia: a metodologia quantitativa da avaliação institucional seria aplicada pelo método multidimensional, podendo contemplar todas as especificidades da comunidade acadêmica. Resultados: Este estudo responde a quatro hipóteses que estão dentro das quatro grandes dimensões educacionais avaliadas. Os resultados mostram que há cerca de 62% de satisfação em toda a universidade, mas também indicam uma preocupação com a cooperação internacional, social e educacional. Limitação: A principal limitação da investigação está relacionada ao período de tempo considerado (um ano). Portanto, recomenda-se verificar os resultados obtidos neste estudo, realizando uma investigação longitudinal (considerando mais anos). Originalidade: Geramos um modelo orientado para uma medida genérica de satisfação e foi construído considerando as quatro dimensões distintivas exigidas pelo Ministro da Educação. Todos os resultados foram analisados ​​em um modelo econométrico de regressão linear que nos mostrou o nível de significância de cada questão.

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Biografia do Autor

Guillermo Diaz-Villavicencio, Federal University of Latin American Integration

Graduated in Business Administration from the University of Antofagasta Chile (1999) Recognized as Bachelor of Business Administration from UTFPR (2018), Master in Business Research Initiation from the Autonomous University of Barcelona (2006) and PhD in Creation, Strategy and Management of Business from the University of Barcelona (2009), recognized as Doctor of Business Administration from the University of São Paulo USP (2012) and with a Portuguese Academic Doctorate degree from the University of Coimbra, Portugal (2019). He is currently professor of the Higher Magisterium of the Federal University of Latin American Integration (UNILA) in Brazil. Coordinator of the Interdisciplinary Center for Economics and Society (elected for 2 years), and professor of the Master's Program in Public Policy and Development (stricto sensu) on the topic of planning and management of strategic projects is innovative, and professor of the Bachelor of Development course. Rural and Food Security in the disciplines of project planning, elaboration and evaluation, introduction to economics among others. Has experience in business management and administration, econometric models (using SPSS, GAMS, STATA), innovation, Data Envelopment Analysis DEA, efficiency, productivity and project evaluation. Acts as leader of the research group, recognized by the National Council for Scientific and Technological Development CNPq-Brazil, in Innovation, Efficiency and Environmental Management of Rural Development.

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Diaz-Villavicencio, G. (2020). Avaliação educacional da Universidade Federal de Integração da América Latina, Brasil. Revista Produção E Desenvolvimento, 6. https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.433

Edição

Seção

Assuntos Territoriais