Avaliação educacional da Universidade Federal de Integração da América Latina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.433Palavras-chave:
educação multicultural, técnica de avaliação, análise multidimensional, modelo econométrico de regressão, confiabilidade e validadeResumo
Objetivo: Analisa a satisfação com a Universidade Federal de Integração da América Latina (UNILA). Focada no desenvolvimento de um novo esquema educacional na América Latina, sendo uma universidade mais aberta à mudança, multicultural, bilíngue e latino-americana. Metodologia: a metodologia quantitativa da avaliação institucional seria aplicada pelo método multidimensional, podendo contemplar todas as especificidades da comunidade acadêmica. Resultados: Este estudo responde a quatro hipóteses que estão dentro das quatro grandes dimensões educacionais avaliadas. Os resultados mostram que há cerca de 62% de satisfação em toda a universidade, mas também indicam uma preocupação com a cooperação internacional, social e educacional. Limitação: A principal limitação da investigação está relacionada ao período de tempo considerado (um ano). Portanto, recomenda-se verificar os resultados obtidos neste estudo, realizando uma investigação longitudinal (considerando mais anos). Originalidade: Geramos um modelo orientado para uma medida genérica de satisfação e foi construído considerando as quatro dimensões distintivas exigidas pelo Ministro da Educação. Todos os resultados foram analisados em um modelo econométrico de regressão linear que nos mostrou o nível de significância de cada questão.Downloads
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