PROPOSTA DE MODELO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS PARA EXPLICAR O DESEMPENHO ACADÊMICO EM E-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2020.v6.422Palavras-chave:
e-learning, conhecimento, motivação, habilidades digitais, ensino superiorResumo
Objetivo: Apresentar os avanços de um projeto de pesquisa cujo principal objetivo é a construção e validação empírica de um modelo de equações estruturais para explicar o desempenho acadêmico dos estudantes em carreiras de administração a distância da Universidad de la Defensa Nacional (Argentina). Metodologia / Abordagem: Foram selecionados e adaptados indicadores para cada variável latente identificada no modelo teórico. Para seleção em alguns casos, recorremos a variáveis mensuráveis em unidades objetivas e, em outros casos, a escalas subjetivas de medição de variáveis validadas por pesquisas anteriores. Para adaptação, consideramos as características da população em estudo e o modelo de educação a distância aplicado na Universidade. Conclusões: Foi obtida uma formulação de modelo de medida que, vinculada ao modelo causal proposto, como resultado da integração bibliográfica de fundo, permitiu alcançar uma especificação completa do modelo de equações estruturais com seis variáveis latentes, cinco endógenas e uma exógena. Limitação / implicação da pesquisa: Considere que as variáveis observadas selecionadas são as que melhor se combinam para identificar os constructos hipotéticos. Originalidade / valor do trabalho: o aprendizado em ambientes virtuais é a principal variável latente endógena do modelo, explicada por conhecimentos prévios, motivação, habilidades digitais, processos de auto-regulação e interação.Downloads
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