FERRAMENTAS LEAN APLICADAS AOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.411Palavras-chave:
Lean, 5S, Kanban, Poka-Yoke, Jidoka, KaizenResumo
Proposta: Este artigo foca-se na premissa em que aplicando as ferramentas Lean nos serviços de Logística e Transporte, pode contribuir para uma redução de stocks, do tempo de espera e simultaneamente contribuir para melhores resultados financeiros. O objetivo será de criar um modelo que permita a análise e a implementação de um projeto Lean nos serviços de Logística e Transporte. Metodologia: Face à falta de informação sobre a aplicação de projetos Lean em serviços de Logística e Transporte em Portugal, recorreu-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa que implementou um projeto Lean nos seus serviços e os resultados demonstram que as ferramentas e princípios Lean podem ser usados para melhorar a qualidade e a eficiência usando os recursos existentes na empresa, reduzindo as incidências nos serviços prestados e em todo o processo logístico. Achados: As ferramentas Lean contribuem para aumentar a eficiência nos serviços, permitindo o aumento da capacidade da empresa, permitem e incentivam a melhoria contínua nos processos. Mesmo sendo suportados com baixo investimento os projetos Lean podem produzir grandes melhorias na eficiência dos processos e nos lucros da empresa. Limitações da Pesquisa: Os dados disponíveis sobre este assunto foi a principal limitação do estudo.Downloads
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