Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word. Artigo submetido tem 4000 a 8000 palavras. O artigo é original e inédito, nacional e internacionalmente. Não está sendo considerado para publicação em nenhum outro periódico. São considerados trabalhos de preprints e anais de congressos, preferencialmente em idioma diferente daquele previamente publicado, desde que expandidos e em sua forma final para publicação.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O autor que está submetendo o artigo tem pleno direito de ceder à "Revista Produção e Desenvolvimento", gratuitamente, os direitos de transformação, reprodução e divulgação pública do texto completo em seu repositório e em outros que o periódico venha indexando.
  • A submissão utiliza o modelo (https://cefetrjbr-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/03003135783_cefet-rj_br/Ee8XAW3qPLtOs57gEmG5xfgB3M6NWtRCbxOB-akKwJnnaQ?e=ZW1HKf) e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da APA descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Alinhamento da RPD com a Ciência Aberta:

    A Revista Produção e Desenvolvimento - RPD é de acesso aberto com licença Creative Commons. Ela está em conformidade com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, portanto em informação ao Editor, o autor que fizer a submissão deve informar: (a) se o Envio consta de algum servidor de preprint e, em caso positivo, a sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais desejam ser disponibilizados à comunidade científica; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares (publicação de pareceres). Aos revisores se disponibiliza a divulgação dos pareceres dos artigos aprovados.
    A RPD aceita artigos em preprint, permite a divulgação de dados brutos. A divulgação dos pareceres dos artigos aprovados depende de consentimento de autores e revisores.
  • pelo menos 50% das referências citadas no artigo são de artigos publicados em periódicos nos últimos 3 anos.
  • O texto usa o template e segue o espaçamento simples; usa uma fonte romana de 12 pontos com entrelinha e espaçamento simples com entre parágrafos de 6 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto para endereços de URL); figuras e tabelas estão incluídas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

Recomendações Gerais

Não há cobrança de qualquer valor, seja na submissão ou publicação dos artigos. Para manter essa atividade colaborativa gratuita, definimos a meta de 120 dias a partir do tempo que decorre entre a recepção e a publicação dos artigos. Para isso adotamos ou sistema de fluxo contínuo de publicação.

Seguindo a filosofia de acesso aberto a RPD dá opçao para autores disponibilizarem como anexo seus bancos de dados, bem como o parecer recebido, caso o revisor também concorde com a divulgação. Para a submissão a RPD também aceita artigos que estejam depositados em servidores preprint, desde que não estejam submetidos a outros periódicos.

Entre 2015 e 2019, as referências estavam de acordo com as regras da ABNT e apareciam em ordem alfabética. A partir de 2020, este periódico adota as regras da APA (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples). 

Desde julho / 2019, a RPD publica artigos com resumos estruturados (deve conter: Objetivo, Metodologia / Abordagem, Resultados, Limitação / implicação da pesquisa, Originalidade / Valor do trabalho) em inglês e um segundo idioma que pode ser português ou espanhol. Abstract, Abstract ou Resumen devem conter as mesmas informações e não devem exceder 200 palavras cada. Os artigos devem conter entre 4.000 e 8.000 palavras.

Abaixo do resumo, deve incluir de 3 a 5 palavras-chave. É necessário que os descritores sejam palavras diferentes daquelas usadas no título, a fim de melhorar a funcionalidade do mecanismo de pesquisa. Importante que as palavras chaves sejam extraídas de Tesauros de palavras (exemplo: EurydiceERIC, UNESCO).

Registre ao final da submissão do artigo a contribuição CRediT de cada um dos autores e colaboradores. Use o arquivo template.

Este periódico registra nos metadados da submissão o ORCID iD dos autores.

Quanto à apresentação de filiação, os autores devem apresentar, prioritariamente, seus vínculos institucionais com instituições de ensino, priorizando aquelas com vínculo trabalhista, e na sequência, caso não tenham vínculo trabalhista como pesquisador ou professor, deverão indicar o vínculo como aluna.

Aceita-se artigos inseridos em preprint, desde que não estejam submetidos à outros periódicos. 

Trabalhos que tenham utilizado seres humanos como objeto de estudo ou experimentação animal devem indicar no texto o número da aprovação pelos respectivos Comitês de Ética.

 

O QUE RECOMENDAMOS COMO ESTRUTURA DOS ARTIGOS?

O artigo deve ser submetido pelo sistema eletrônico da revista em formato “.doc”, com tabelas e figuras incluídas no corpo do texto. Todo o corpo do texto deve ser escrito em Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento simples, e entre parágrafos de zero ao item anterior e 6 pontos ao posterior. As margens da página devem ser de 2 cm (superior e inferior) e 2 cm (esquerda e direita). Todos os parágrafos não devem ter tabulação. Tabelas e figuras devem ser citadas na íntegra no corpo do texto (por exemplo, Figura 1, Tabela 1). Ao longo do texto, o sistema internacional de unidades (SI) deve ser utilizado para indicar as medidas.

A disponibilização de um modelo para submissão visa padronizar o padrão gráfico da revista, reduzindo o período de publicação e possibilitando a periodicidade programada. Não use notas de rodapé. Espera-se que este documento sirva de suporte à formatação dos artigos submetidos à RPD, com vistas a estabelecer um padrão textual e gráfico, minimizando revisões por submissões sem a formatação esperada. Esses padrões são adequados para os principais periódicos e critérios de indexação e têm como principais objetivos:

a) Facilitar a correção de textos;

b) Auxiliar o autor no processo de formatação;

c) Padronizar o estilo e a diagramação da revista (capas, logotipos, diagramação e conteúdo).

1. INTRODUÇÃO
Na seção Introdução do artigo, o autor deve descrever o estado da arte do problema, bem como justificar e apresentar o problema e os objetivos de seu trabalho. A introdução é o texto de abertura do artigo, que deve apresentar: considerações gerais sobre o tema, outros artigos similares publicados recentemente em periódicos sobre o tema, lacuna científica, finalidade e objetivos do trabalho proposto, além de limitações entre outros questões relevantes que exploram o tópico abordado e a contribuição do artigo. No final da seção Introdução (um último parágrafo), você deve apresentar uma apresentação do artigo. Semelhante a um resumo.
O texto deve apresentar uma linguagem científica e não pode ser escrito na primeira pessoa. Deve ser original, inédito e ser escrito em inglês. Artigos no idioma Português ou espanhol tmbém são aceitos.

2. REVISÃO DA LITERATURA
Uma seção de Teoria deve estender, sem repetir, os antecedentes do artigo já tratado na Introdução e estabelecer as bases para trabalhos futuros. Evite citações extensas e discussão da literatura publicada.
A Revisão de Literatura deve dar suporte científico ao artigo desenvolvido, ou seja, o estado da arte deve ser apresentado. Espera-se que o autor apresente referências tradicionais sobre os assuntos investigados, além de solicitar que pelo menos 65% das referências citadas utilizadas sejam de artigos publicados em periódicos nos últimos 3 anos.

3. MATERIAL E MÉTODOS
Explique o procedimento metodológico, explicando como os dados foram coletados e manipulados. Forneça detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido por um pesquisador independente. 
Os artigos que utilizaram seres humanos como objeto de estudo ou experimentação animal devem indicar no texto o número de aprovação pelos respectivos Comitês de Ética. 

 

4. RESULTADOS

Os resultados devem ser claros e dialogar com a revisão de literatura apresentada. A discussão deve explorar o significado dos resultados, não repeti-los. Uma seção combinada de resultados e discussão é geralmente apropriada. Certifique-se de que as figuras e as tabelas incluídas no arquivo único sejam colocadas ao lado do texto relevante no manuscrito, em vez de na parte inferior ou superior do arquivo. A legenda correspondente deve ser colocada diretamente abaixo da figura ou tabela.


Fórmulas matemáticas e tabelas devem ser enviadas como texto editável e não como imagens.

5. CONCLUSÃO
As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas em uma seção curta, que deve apresentar os resultados alcançados no estudo, respondendo as perguntas propostas e explicando coo o seu achado é capaz de contribuir para a ciencia. Também se indica apontar as limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros.

6. REFERÊNCIAS (notícias para 2020)
 A bibliografia não deve incluir nenhuma referência não citada no texto. Citações bibliográficas devem ser incluídas como referências ao texto. O número de referências deve ser suficientes. Dada a importância para fins de indexação de citações e cálculos de fatores de impacto, a citação correta será avaliada de acordo com a 7ª edição do estilo APA (https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition), capaz de valorizar a inclusão não apenas de referências nacionais, mas também internacionais, de revistas internacionais de prestígio
O texto de referência deve usar Times New Roman e o tamanho da fonte 10, sem tabulação e espaçamento simples. Apenas as referências citadas no artigo devem ser mencionadas. O alinhamento justificado e o espaçamento de 6 pontos devem ser mantidos entre as referências.

Sempre que possível, forneça o DOI ou, na sua falta, URLs para referências. Use a ferramenta gratuita: http://www.crossref.org/simpleTextQuery.

 

SEÇÕES COM SUBMISSÃO ABERTA 

Assuntos Territoriais

Esta seção estimula novas idéias e maneiras de trabalhar relacionadas a gestão pública e ao desenvolvimento territorial global, regional e local. Publica artigos originais que reunam rigor acadêmico e perspectivas práticas com conhecimento de desenvolvimento, compartilhando idéias e experiências entre profissionais, acadêmicos, formadores de políticas e ativistas.

Assuntos de Gestão

Esta seção publica pesquisas científicas sobre os problemas, interesses e preocupações dos gerentes que gerenciam produtos e serviços. Os editores acolhem artigos originais que utilizem estado da arte que abrange todos os tópicos de sistemas produtivos, estudos de mercado, operações e gerenciamento de cadeia de suprimentos.

Dossier

Dossier "Energía y clima: su incidencia sobre el medio construido y el entramado productivo"

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.