CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS DE QUALIDADE TQM/SEIS SIGMA: UM ESTUDO EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.348

Palavras-chave:

qualidade, práticas de qualidade, TQM, Seis Sigma, cultura organizacional

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise estratégica da importância da relação existente entre a cultura organizacional e a implementação dos programas de gestão da qualidade, tais como Total Quality Management (TQM) e o Seis Sigma. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e correlacional em uma amostra composta por quarenta farmácias de manipulação do estado do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados identificou características das empresas e o nível de utilização das práticas de qualidade, que foram por sua vez identificadas na literatura. Para avaliação da cultura organizacional utilizou-se o Modelo dos Valores Competitivos, considerado um instrumento de alto valor acadêmico e profissional. Os resultados revelam os diferentes efeitos dos tipos de cultura na adoção de práticas de qualidade e sugerem que as Culturas Clã e Inovadora são as que melhor representam o perfil cultural das farmácias e ainda estão mais associadas de forma positiva às práticas de qualidade que as Culturas Mercado e Hierárquica. O entendimento das vantagens de cada tipo de cultura deve ajudar os gestores para que alcancem com eficácia a implementação de um programa de gestão da qualidade a partir de uma visão holística da gestão da qualidade e cultura.

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Publicado

2019-01-04

Como Citar

Silva, D. C., Dantas, M. L. R., & Godeiro, D. P. O. (2019). CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS DE QUALIDADE TQM/SEIS SIGMA: UM ESTUDO EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO. Revista Produção E Desenvolvimento, 5. https://doi.org/10.32358/rpd.2019.v5.348

Edição

Seção

Assuntos de Gestão