Análise da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição: um estudo em uma empresa de médio porte do setor moveleiro localizada na Serra Gaúcha

Cheila Hastenteufel, Fabiano Larentis

Resumo


No atual mercado competitivo, conhecer a rentabilidade de cada cliente é peça chave para o sucesso de uma empresa, mas, para chegar neste percentual, é preciso adotar alguns procedimentos. Em detrimento a isso, o estudo efetuado demonstra os procedimentos a serem seguidos para a determinação e análise da rentabilidade dos principais clientes de uma empresa do setor moveleiro. Nesse contexto o presente trabalho foi realizado pelo método de estudo de caso, com o objetivo de demonstrar a importância do conhecimento da rentabilidade dos clientes com base na margem de contribuição, melhorando dessa forma, de maneira eficiente e eficaz seu processo de gerenciamento. Para tanto será apresentado o referencial teórico sobre a análise da rentabilidade de clientes, os métodos de custeio e mensuração da rentabilidade de clientes através da margem de contribuição. Concluindo é proposta a utilização dos dados obtidos e tal proposta é aplicada na empresa de nome fictício Bella.

Referências


BETE, A. Análise da Rentabilidade de Clientes. Disponível em: Amigonerd.com., 2011.

CRUZ, J. A. W. Gestão de custos: Perspectivas e Funcionalidades. Curitiba, Ibpex, 2011.

FARRIS, P. W.; BENDLE, Neil T.; PFEIFER P. E.; REIBSTEIN, D. J. Métricas de Marketing: Mais de 50 métricas que todo executivo deve dominar. Porto Alegre, Bookman, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa: Pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1999.

GUERREIRO. R. A Meta da Empresa: Seu alcance sem mistérios. 2ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUERREIRO, R.; BIO, S. R.; MERSCHMANN, E. Cost-to-serve measurement and costumer profitability analysis. International Journal of Logistics. Management, 2008.

KAPLAN, R.S; NARAYANA, V.G. Measuring and managing customer profitability. Cost Management Boston, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEGLIORINI, E. Custos Análise e Gestão. 3° Ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2011.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. 2. Ed. São Paulo: Pioneira,1999

PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicações.2 ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PEREIRA, C.A. Avaliação de Resultados e Desempenhos. In: CATELLI, A. (Org). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SÁ-SILVA, J.R.; ALMEIDA, C.D.; GUINDANI, J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano 1, n.1, p. 1-15, jul. 2009.

SHARMANN, P. ABC And the botton line on customers. CMA Magazine, p.20-26, Sept.1996.

SILVA, E.L; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração da dissertação. 3 Ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

YIN, R.K. Estudo De caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2010.

ZEITHAML, V.A; RUST, R.T; LEMON, K.N. The customer pyramid: creating and serving profitable customers. California Menagement Review, Berkeley, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2446-9580