CUSTOS RELACIONADOS COM A QUALIDADE: CONTRIBUTOS PARA O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Antonio Ramos Pires, Margarida Saraiva

Resumo


Na década de 60, a técnica dos Custos Relacionados com a Qualidade (CRQ) surge numa tentativa de provar que a qualidade contribuía para a rentabilidade, que não era um custo, mas um investimento. Porém, os CRQ deixaram de ser contabilizados, dado que os modelos ficaram obsoletos, os benefícios são inquestionáveis e o uso da informação tem sido diminuta e pouco útil para as organizações. Porém, a sociedade do conhecimento e da aprendizagem e as dinâmicas empresariais colocam o problema dos CRQ noutro patamar de análise. Com este artigo pretende-se levantar um conjunto de questões, tais como: as dimensões e as formas de gestão no quadro de alianças, ou outras novas soluções organizacionais; como avaliar os custos da gestão por processos e o valor dos ativos intangíveis; e que custos podem/devem ser autonomizados, que de modo útil suportem as decisões. A quantificação dos CRQ veio estabelecer o elo de ligação destes com os resultados operacionais e financeiros, revelando qua a qualidade aumenta o desempenho das empresas. Todavia, as abordagens aos CRQ necessitam de ser repensadas e desenvolvidas para poderem responder às novas realidades organizacionais. Algumas perspetivas são avançadas e outros desafios são propostos aos investigadores da qualidade e da produção, porque se concluiu existirem potencialidades ainda não exploradas.

Palavras-chave


Custos; Qualidade; Tecnologia; Processo; Lean.

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