Energia, Meio Ambiente e Inovação Tecnológica

Fernando José Pereira da Costa, Manoel Gonçalves Rodrigues

Resumo


A problemática do desenvolvimento não pode ser mais abordada sem ter em linha de conta as questões energética e meio ambiental, assim como a íntima relação e a intensa interação existente entre ambas. De fato, a questão energética não pode ser analisada separadamente da problemática meio ambiental, e nem dos avanços no campo da inovação tecnológica, integrando-se de forma dinâmico-sistêmica e assim se posicionando face à questão do modelo de desenvolvimento a se configurar no bojo do processo de transição vivido pelo mundo desde os anos setenta do século XX. Este processo de transição, por sua vez, implica na passagem do Paradigma dos Combustíveis Fósseis ao Paradigma das Energias Renováveis também denominado de o Paradigma das Fontes Renováveis de Energia, não se prendendo apenas à problemática energética, mas simultaneament às componentes ambiental e tecnológica. É no âmbito deste processo relativamente lento e de longa duração, instigador de elevados níveis de volatilidade, indutor de turbulências e motor da inovação tecnológica, que se (re)coloca a questão do modelo de desenvolvimento que se definirá como um novo modelo/estilo de desenvolvimento.


 


Referências


ANDRADE, T. D. Inovação tecnológica e meio ambiente: a construção de novos enfoques. Ambiente & Sociedade – Vol. VII nº. 1 jan./jun. São Paulo, 2004.

COSTA, F. J. P. E RODRIGUES, M. G. Governança, Meio Ambiente e Transição de Paradigmas. Área Temática de Gestão Social e Ambiente. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (VII SEGet). Resende. AEDB, de 20 a 22 de Outubro de 2010.

GOLDEMBERG, J. E LUCON, O. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo. IEA/USP, 21 (59), 2007, pp. 7 – 20.

KEMP, T. La Revolución Industrial en Europa del Siglo XIX. Barcelona. Fontanella, 1974.

KEMP, T. Modelos históricos de industrialización. Barcelona. Libros de Confrontación, 1981.

KRAEMER, M. E. P. Gestão ambiental: um enfoque no desenvolvimento sustentável [Em Linha]. Disponível em «http://www.gestiopolis.com/canales3/ger/gesamb.htm». Versão não paginada, outubro de 2004.

OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, Curitiba, v.5, n.2, maio/ago. 2002, pp. 37-48.

PIPITONE, U. La salida del atraso: un estúdio histórico comparativo. México. CIDE/FCE, 1994.

RAYNAUT, C. Meio ambiente e desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, pp. 21-32, jul./dez. Curitiba. Editora UFPR, 2004..


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2446-9580