Experiências, memórias e metáforas
as Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro nos relatos de um professor e de uma aluna
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Olimpíada de Filosofia, EscolaResumo
O presente texto parte de dois relatos de experiência a respeito da Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, para realizar reflexões a respeito do evento, bem como das concepções e das práticas que vieram a constituí-lo de maneira tão singular. Nesses relatos articulam-se memórias e experiências de um professor e de uma aluna de uma escola localizada no bairro de Maria da Graça, na região chamada Leopoldina, subúrbio do Rio de Janeiro. As narrativas e reflexões entretecidas nos testemunhos apresentados levam à discussão sobre os afetos mobilizados pelas relações de ensino e aprendizagem da Filosofia, sobre o sentido do nome atribuído ao evento, bem como sobre os efeitos e limites da forma competitiva e classificatória de eventos acadêmicos e escolares que vêm sendo organizados nas mais diversas áreas como “Olimpíadas de Conhecimento”. Na discussão, buscou-se dialogar com as concepções de “metáfora” de Aristóteles e de Paul Ricoeur, bem como com a obra de Lara Sayão dedicada às Olimpíadas de Filosofia em suas mais diversas formas empíricas.Downloads
Referências
AGGIO, Juliana. “Os usos da metáfora em Aristóteles”. Prometeus Filosofia, 14(40), 2022.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 5a ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1998.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. De Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
COUBERTIN, Pierre de. Olimpismo: seleção de textos. Edição de Norbert Müller e Nelson Schneider Todt. Trad. de Luiz Carlos Bombassaro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Trad de Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
SAYÃO, Lara. Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro: o pensamento na roda. Rio de Janeiro: NEFI, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Filosofia e Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).