Experiências, memórias e metáforas

as Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro nos relatos de um professor e de uma aluna

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Olimpíada de Filosofia, Escola

Resumo

O presente texto parte de dois relatos de experiência a respeito da Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, para realizar reflexões a respeito do evento, bem como das concepções e das práticas que vieram a constituí-lo de maneira tão singular. Nesses relatos articulam-se memórias e experiências de um professor e de uma aluna de uma escola localizada no bairro de Maria da Graça, na região chamada Leopoldina, subúrbio do Rio de Janeiro. As narrativas e reflexões entretecidas nos testemunhos apresentados levam à discussão sobre os afetos mobilizados pelas relações de ensino e aprendizagem da Filosofia, sobre o sentido do nome atribuído ao evento, bem como sobre os efeitos e limites da forma competitiva e classificatória de eventos acadêmicos e escolares que vêm sendo organizados nas mais diversas áreas como “Olimpíadas de Conhecimento”. Na discussão, buscou-se dialogar com as concepções de “metáfora” de Aristóteles e de Paul Ricoeur, bem como com a obra de Lara Sayão dedicada às Olimpíadas de Filosofia em suas mais diversas formas empíricas.

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Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Pinto, CEFET/RJ

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada "O Conceito de Phantasia em Aristóteles" (PPGF/UFRJ, 2014). Estágio doutoral no Centre León Robin de Recherches sur la Pensée Antique (CNRS-Univ. Paris-Sorbonne, Paris/FR). Bolsista Capes de mestrado e doutorado). Atuou como professor de filosofia em cursos de ensino médio integrado à educação profissional e técnica desde 2009 no Instituto Federal Fluminense campus Macaé e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Desde 2014 atua como professor, pesquisador e extensionista no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo lecionado em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e, sobretudo, ensino médio integrado à educação profissional e técnica. Coordena desde 2015 o projeto de extensão À Luz da Imagem (CEFET/RJ campus Maria da Graça) que desenvolve experimentações em técnicas fotográficas artesanais e filosofia da imagem. Atualmente é membro permanente e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ).

Referências

AGGIO, Juliana. “Os usos da metáfora em Aristóteles”. Prometeus Filosofia, 14(40), 2022.

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CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. De Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

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SAYÃO, Lara. Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro: o pensamento na roda. Rio de Janeiro: NEFI, 2020.

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Gonçalves Pinto, F., & Edvik Nunes do Nascimento, C. (2025). Experiências, memórias e metáforas: as Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro nos relatos de um professor e de uma aluna. Estudos De Filosofia E Ensino, 3(2), 90–101. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/739

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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