Editorial

Resumo

No artigo que abre este número inaugural, “Ensino de Filosofia como Campo de Conhecimento”, Patrícia Del Nero Velasco apresenta o cenário de produções e ações sobre ensino de filosofia que vem se configurando nas primeiras décadas deste século. Em “A Filosofia na Construção de Jogos”, Taís Silva Pereira expõe processos formativos e produtos resultantes do projeto de extensão homônimo ao artigo. Thiago Camargo de Albuquerque apresenta, no artigo “Design de jogos e tradução”, os resultados de sua pesquisa sobre game design e tradução intersemiótica articulada às oficinas de produção coletiva de jogos analógicos, realizadas a partir da obra “Macunaíma” de Mário de Andrade. Em “Star Trek – Deep Space Nine na Sala de Aula”, Valéria Wilke explora as potencialidades da imagem como ferramenta didática, desenvolvendo discussão sobre a tríade política-alteridade-filosofia a partir da sua experiência docente com episódios da série televisiva Star Trek Deep Space Nine em sala de aula. Em “Entre a autonomia e a alienação”, Susana de Castro investiga as tensões entre democracia e autonomia no contexto do liberalismo, destacando o vínculo entre a retórica da igualdade e a reprodução de desigualdades estruturais às sociedades modernas. Por fim, Joana Tolentino reúne contribuições dos estudos de gênero e decolonialidade para uma crítica do cânone filosófico no âmbito da pesquisa e do ensino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Pinto, CEFET/RJ
Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada "O Conceito de Phantasia em Aristóteles" (PPGF/UFRJ, 2014). Estágio doutoral no Centre León Robin de Recherches sur la Pensée Antique (CNRS-Univ. Paris-Sorbonne, Paris/FR). Bolsista Capes de mestrado e doutorado). Atuou como professor de filosofia em cursos de ensino médio integrado à educação profissional e técnica desde 2009 no Instituto Federal Fluminense campus Macaé e na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Desde 2014 atua como professor, pesquisador e extensionista no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo lecionado em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e, sobretudo, ensino médio integrado à educação profissional e técnica. Coordena desde 2015 o projeto de extensão À Luz da Imagem (CEFET/RJ campus Maria da Graça) que desenvolve experimentações em técnicas fotográficas artesanais e filosofia da imagem. Atualmente é membro permanente e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ).
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Gonçalves Pinto, F., & Oliveira, L. C. F. de. (2019). Editorial. Estudos De Filosofia E Ensino, 1(1), 4-5. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/425

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##