Foco e Escopo

Seu escopo principal é a divulgação de produções científico-filosóficas realizadas por estudantes de cursos de bacharelados e licenciaturas em Filosofia, professores e pesquisadores de Filosofia dos vários âmbitos de Ensino, que se lançam ao desafio de pensar o Filosofar, seu ensino e seu aprendizado.

A Revista propõe-se à divugação de produções intelectuais filosóficas que abordem questões filosóficas acerca de seu ensino e de sua aprendizagem em diversas perspectivas teórico-práticas.

Periodicidade: A periodicidade é semestral.

Público alvo: professores, estudantes e pesquisadores da área de filosofia, prioritariamente comprometidos com o ensino e o aprendizado de Filosofia.

Filiação/vinculação: A Revista Estudos de Filosofia e Ensino possui vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino, pertencente à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas respectivas áreas. A área temática de classificação, segundo tabela do CNPq é: Filosofia 7.01.00.00-4 e Educação - 7.08.00.00-6.

Compomisso: A Revista Digital Estudos de Filosofia e ensino tem o comprometimento em divulgar as produções científico-filosóficas a respeito do exercício do filosofar, aprender e ensinar a filosofar, como modo de motivar o diálogo acadêmico para a produção de novos conhecimentos e o deseenvolvimento de novos produtos didáticos para o ensino de Filosofia.

Criação da Revista: outubro de 2018.

A revista Estudos de Filosofia e Ensino aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias:

Artigos: Mínimo 10 máximo 15 páginas (ver o modelo/template);

Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), neste mesmo site da revista e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os autores serão notificados via e-mail se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Estudos de Filosofia e Ensino (EFEN) é uma publicação digital, semestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

É organizada em sessões de Demanda Contínua e destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Filosofia e Ensino de Filosofia.

 

CONTATO:

E-mail: efen.cefet.rj@gmail.com

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckov da Fonseca (CEFET-RJ)
Av. Maracanã, 229, Maracanã

CEP 20.271-110

Periodicidade Semestral