O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está de acordo com as orientações para autor?
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para a apresentação de trabalhos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os autores deverão criar um login e senha no sistema por meio do Cadastro e seguir o passo-a-passo do sistema;
  2. O arquivo não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações, em especial atenção quando houver mais de um autor;
  3. As obras (artigos, ensaios e relatos de experiência) devem conter no máximo 55.000 caracteres (incluindo espaços), sendo digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12;
  4. Citações de até 3 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 11 e recuo de 4,0cm à esquerda; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos;
  5. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito;
  6. Citações devem vir ser seguidas da referência no modelo ABNT (AUTOR, ano, página);
  7. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência;
  8. Os originais devem ser enviados em arquivo .doc, sem identificação no arquivo. No corpo do email, devem constar o nome completo do autor, a instituição a que pertence (por extenso e sigla) e o endereço eletrônico.
  9. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:

1. Livros:

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

2. Capítulos de livros:

BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

3. Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

4. Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Produtos Educacionais

Os produtos educacionais devem conter no máximo 30 laudas e devem se iniciar com uma seção de Apresentação em que conste o contexto de seu desenvolvimento, trazendo a pesquisa ou o referencial teórico em que se fundamenta, indicação do público a que se destina, descrição material e funcional do produto, assim como orientações para seu uso. Sempre que possível, ilustrações e gráficos devem ser enviadas em anexo. Serão aceitas opções de formatação/diagramação próprias ao protuto (e diferentes das recomendadas para artigos), sendo tais opções submetidas aos avaliadores como elemento intrínseco ao produto. Caso não se justifique formatação/diagramação específica, deve-se seguir a mesma formatação/diagramação recomendada a artigos. O material audiovisual (quando houver) deve ser enviado por meio digital para publicação no site da revista ou por meio de link externo junto ao texto de apresentação. A revista disponibilizará o link correspondente para a publicação do mesmo. 

Resenhas

As resenhas de obras devem conter no máximo 10 laudas, ou 20000 caracteres (incluindo espaços).

Traduções

Serão aceitas traduções de obras de relevância para a área dentre artigos completos, ensaios capítulos de livros, seções de obras de filósofos. Dependendo do tamanho da tradução apresentada, a mesma pode ser dividida e publicada em números subsequentes.

Artigos

Normas para submissão de artigos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os textos (artigos e relatos de experiência) devem ser digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12.
  2. Citações de até 5 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 10 e recuo de 1,5cm à esquerda e 0,5cm à direita; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos.
  3. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito.
  4. Para artigos, não serão aceitos trabalhos com figuras, gravuras, ilustrações ou desenhos em geral.
  5. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência.
  6. Os textos não podem conter identificação de autores, para que a avaliação seja duplo-cega.
  7. O cadastro dos autores deve ser completo, inclusive com ORCID.

Preparação dos manuscritos

  1. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:


Livros:

 

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

 

 

Capítulos de livros:


BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

 

Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

 

Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Relatos de Experiência

Relatos de experiência de ensino filosófico, prática filosófica coletiva, estratégias de divulgação, mediação ou intervenção filosófica, processos de produção e elaboração de produtos educacionais filosóficos.

Introdução. Objetivos. Justificativa. Metodologia. Desenvolvimento. Resultados.

Produtos Educacionais

Produtos educacionais filosóficos ou voltados ao ensino de filosofia, desenvolvidos a partir de pesquisa, que possam ser utilizados por professores e/ou estudantes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.