Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está de acordo com as orientações para autor?
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para a apresentação de trabalhos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os autores deverão criar um login e senha no sistema por meio do Cadastro e seguir o passo-a-passo do sistema;
  2. O arquivo não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações, em especial atenção quando houver mais de um autor;
  3. Os textos devem ser enviados pela Plataforma OJS, utilizando o TEMPLATE
  4. As obras (artigos, ensaios e relatos de experiência) devem conter no máximo 55.000 caracteres (incluindo espaços), sendo digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12;
  5. Citações de até 3 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 11 e recuo de 4,0cm à esquerda; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos;
  6. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito;
  7. Citações devem vir ser seguidas da referência no modelo ABNT (AUTOR, ano, página);
  8. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência;
  9. Os originais devem ser enviados em arquivo .doc, sem identificação no arquivo. No corpo do email, devem constar o nome completo do autor, a instituição a que pertence (por extenso e sigla) e o endereço eletrônico.
  10. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:

1. Livros:

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

2. Capítulos de livros:

BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

3. Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

4. Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Produtos Educacionais

Os produtos educacionais devem conter no máximo 30 laudas e devem se iniciar com uma seção de Apresentação em que conste o contexto de seu desenvolvimento, trazendo a pesquisa ou o referencial teórico em que se fundamenta, indicação do público a que se destina, descrição material e funcional do produto, assim como orientações para seu uso. Sempre que possível, ilustrações e gráficos devem ser enviadas em anexo. Serão aceitas opções de formatação/diagramação próprias ao protuto (e diferentes das recomendadas para artigos), sendo tais opções submetidas aos avaliadores como elemento intrínseco ao produto. Caso não se justifique formatação/diagramação específica, deve-se seguir a mesma formatação/diagramação recomendada a artigos. O material audiovisual (quando houver) deve ser enviado por meio digital para publicação no site da revista ou por meio de link externo junto ao texto de apresentação. A revista disponibilizará o link correspondente para a publicação do mesmo. 

Resenhas

As resenhas de obras devem conter no máximo 10 laudas, ou 20000 caracteres (incluindo espaços).

Traduções

Serão aceitas traduções de obras de relevância para a área dentre artigos completos, ensaios capítulos de livros, seções de obras de filósofos. Dependendo do tamanho da tradução apresentada, a mesma pode ser dividida e publicada em números subsequentes.

Artigos

Normas para submissão de artigos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os textos (artigos e relatos de experiência) devem ser digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12.
  2. Citações de até 5 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 10 e recuo de 1,5cm à esquerda e 0,5cm à direita; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos.
  3. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito.
  4. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência.
  5. Os textos não podem conter identificação de autores, para que a avaliação seja duplo-cega.
  6. O cadastro dos autores deve ser completo, inclusive com ORCID.

Preparação dos manuscritos

  1. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:


Livros:

 

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

 

 

Capítulos de livros:


BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

 

Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

 

Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Relatos de Experiência

Relatos de experiência de ensino filosófico, prática filosófica coletiva, estratégias de divulgação, mediação ou intervenção filosófica, processos de produção e elaboração de produtos educacionais filosóficos.

Introdução. Objetivos. Justificativa. Metodologia. Desenvolvimento. Resultados.

Produtos Educacionais

Produtos educacionais filosóficos ou voltados ao ensino de filosofia, desenvolvidos a partir de pesquisa, que possam ser utilizados por professores e/ou estudantes.

Tradução

Traduções de artigos, ensaios e produtos educacionais relevantes para a pesquisa em Filosofia e Ensino. Deve estar acompanhada de autorização do autor da obra original, ou da editora ou do periódico no qual o texto tenha sido publicado. Caso a obra seja de domínio público, esse procedimento não é necessário, sendo o autor da tradução responsável por fornecer todos os dados dessa informação. A tradução deve ser acompanhada, também, pelo texto no idioma original que foi traduzido. São aceitas traduções com até três tradutores. O modelo de formatação deve seguir os parâmetros do template geral da revista Estudos de Filosofia e Ensino.

Entrevista

Entrevistas relevantes sobre Filosofia e Ensino de Filosofia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.