Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • Is the text in accordance with the guidelines for author?
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Normas para a apresentação de trabalhos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os autores deverão criar um login e senha no sistema por meio do Cadastro e seguir o passo-a-passo do sistema;
  2. O arquivo não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações, em especial atenção quando houver mais de um autor;
  3. Os textos devem ser enviados pela Plataforma OJS, utilizando o TEMPLATE
  4. As obras (artigos, ensaios e relatos de experiência) devem conter no máximo 55.000 caracteres (incluindo espaços), sendo digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12;
  5. Citações de até 3 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 11 e recuo de 4,0cm à esquerda; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos;
  6. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito;
  7. Citações devem vir ser seguidas da referência no modelo ABNT (AUTOR, ano, página);
  8. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência;
  9. Os originais devem ser enviados em arquivo .doc, sem identificação no arquivo. No corpo do email, devem constar o nome completo do autor, a instituição a que pertence (por extenso e sigla) e o endereço eletrônico.
  10. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:

1. Livros:

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

2. Capítulos de livros:

BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

3. Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

4. Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Produtos Educacionais

Os produtos educacionais devem conter no máximo 30 laudas e devem se iniciar com uma seção de Apresentação em que conste o contexto de seu desenvolvimento, trazendo a pesquisa ou o referencial teórico em que se fundamenta, indicação do público a que se destina, descrição material e funcional do produto, assim como orientações para seu uso. Sempre que possível, ilustrações e gráficos devem ser enviadas em anexo. Serão aceitas opções de formatação/diagramação próprias ao protuto (e diferentes das recomendadas para artigos), sendo tais opções submetidas aos avaliadores como elemento intrínseco ao produto. Caso não se justifique formatação/diagramação específica, deve-se seguir a mesma formatação/diagramação recomendada a artigos. O material audiovisual (quando houver) deve ser enviado por meio digital para publicação no site da revista ou por meio de link externo junto ao texto de apresentação. A revista disponibilizará o link correspondente para a publicação do mesmo. 

Resenhas

As resenhas de obras devem conter no máximo 10 laudas, ou 20000 caracteres (incluindo espaços).

Traduções

Serão aceitas traduções de obras de relevância para a área dentre artigos completos, ensaios capítulos de livros, seções de obras de filósofos. Dependendo do tamanho da tradução apresentada, a mesma pode ser dividida e publicada em números subsequentes.

Artigos

Normas para submissão de artigos

Instruções aos autores

Informações gerais

  1. Os textos (artigos e relatos de experiência) devem ser digitados em fonte Times New Roman, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, deve-se utilizar tamanho 12.
  2. Citações de até 5 linhas entram no corpo do texto. Para citações em destaque, deve-se utilizar tamanho 10 e recuo de 1,5cm à esquerda e 0,5cm à direita; para notas de rodapé, tamanho 10 e números arábicos.
  3. Os termos de alfabeto não-latinos devem ser transliterados. Todos os termos ou expressões em destaque deverão estar em itálico e não em negrito.
  4. Os trabalhos devem ser precedidos de resumo (no máximo, de cem palavras), seguido de palavras-chaves (no máximo, seis). A versão em inglês do resumo (abstract) e das palavras-chaves (keywords) deve vir na sequência.
  5. Os textos não podem conter identificação de autores, para que a avaliação seja duplo-cega.
  6. O cadastro dos autores deve ser completo, inclusive com ORCID.

Preparação dos manuscritos

  1. As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do artigo, limitando-se aos títulos das obras nele citadas. Devem obedecer à ordem alfabética pelo sobrenome do autor (no caso do mesmo autor, as obras devem ser elencadas da mais antiga para a mais recente).

Exemplos:


Livros:

 

OTTO, W. Os deuses da Grécia. Tradução de Ordep Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

 

 

Capítulos de livros:


BORHEIM, G. A medida da liberdade. In: NOVAES, A.(org.) O avesso da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2002, p.41-57.

 

Artigos:

SOUZA, Ronaldes de M. O Corpo de Baile da Linguagem da Vida. In:Terceira Margem: revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 25, pp. 191-209, jul.-dez. 2011.

 

Demais fontes seguindo o padrão das normas da ABNT.

Relatos de Experiência

Relatos de experiência de ensino filosófico, prática filosófica coletiva, estratégias de divulgação, mediação ou intervenção filosófica, processos de produção e elaboração de produtos educacionais filosóficos.

Introdução. Objetivos. Justificativa. Metodologia. Desenvolvimento. Resultados.

Produtos Educacionais

Produtos educacionais filosóficos ou voltados ao ensino de filosofia, desenvolvidos a partir de pesquisa, que possam ser utilizados por professores e/ou estudantes.

Translation

Traduções de artigos, ensaios e produtos educacionais relevantes para a pesquisa em Filosofia e Ensino. Deve estar acompanhada de autorização do autor da obra original, ou da editora ou do periódico no qual o texto tenha sido publicado. Caso a obra seja de domínio público, esse procedimento não é necessário, sendo o autor da tradução responsável por fornecer todos os dados dessa informação. A tradução deve ser acompanhada, também, pelo texto no idioma original que foi traduzido. São aceitas traduções com até três tradutores. O modelo de formatação deve seguir os parâmetros do template geral da revista Estudos de Filosofia e Ensino.

Entrevista

Entrevistas relevantes sobre Filosofia e Ensino de Filosofia.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.