Editorial

Authors

Abstract

No artigo que abre este número inaugural, “Ensino de Filosofia como Campo de Conhecimento”, Patrícia Del Nero Velasco apresenta o cenário de produções e ações sobre ensino de filosofia que vem se configurando nas primeiras décadas deste século. Em “A Filosofia na Construção de Jogos”, Taís Silva Pereira expõe processos formativos e produtos resultantes do projeto de extensão homônimo ao artigo. Thiago Camargo de Albuquerque apresenta, no artigo “Design de jogos e tradução”, os resultados de sua pesquisa sobre game design e tradução intersemiótica articulada às oficinas de produção coletiva de jogos analógicos, realizadas a partir da obra “Macunaíma” de Mário de Andrade. Em “Star Trek – Deep Space Nine na Sala de Aula”, Valéria Wilke explora as potencialidades da imagem como ferramenta didática, desenvolvendo discussão sobre a tríade política-alteridade-filosofia a partir da sua experiência docente com episódios da série televisiva Star Trek Deep Space Nine em sala de aula. Em “Entre a autonomia e a alienação”, Susana de Castro investiga as tensões entre democracia e autonomia no contexto do liberalismo, destacando o vínculo entre a retórica da igualdade e a reprodução de desigualdades estruturais às sociedades modernas. Por fim, Joana Tolentino reúne contribuições dos estudos de gênero e decolonialidade para uma crítica do cânone filosófico no âmbito da pesquisa e do ensino. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Felipe Gonçalves Pinto, CEFET/RJ

http://lattes.cnpq.br/3155279910416854

Published

2019-12-31

How to Cite

Gonçalves Pinto, F., & Oliveira, L. C. F. de. (2019). Editorial. Estudos De Filosofia E Ensino, 1(1), 4–5. Retrieved from https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/425

Most read articles by the same author(s)