Editorial
Abstract
No artigo que abre este número inaugural, “Ensino de Filosofia como Campo de Conhecimento”, Patrícia Del Nero Velasco apresenta o cenário de produções e ações sobre ensino de filosofia que vem se configurando nas primeiras décadas deste século. Em “A Filosofia na Construção de Jogos”, Taís Silva Pereira expõe processos formativos e produtos resultantes do projeto de extensão homônimo ao artigo. Thiago Camargo de Albuquerque apresenta, no artigo “Design de jogos e tradução”, os resultados de sua pesquisa sobre game design e tradução intersemiótica articulada às oficinas de produção coletiva de jogos analógicos, realizadas a partir da obra “Macunaíma” de Mário de Andrade. Em “Star Trek – Deep Space Nine na Sala de Aula”, Valéria Wilke explora as potencialidades da imagem como ferramenta didática, desenvolvendo discussão sobre a tríade política-alteridade-filosofia a partir da sua experiência docente com episódios da série televisiva Star Trek Deep Space Nine em sala de aula. Em “Entre a autonomia e a alienação”, Susana de Castro investiga as tensões entre democracia e autonomia no contexto do liberalismo, destacando o vínculo entre a retórica da igualdade e a reprodução de desigualdades estruturais às sociedades modernas. Por fim, Joana Tolentino reúne contribuições dos estudos de gênero e decolonialidade para uma crítica do cânone filosófico no âmbito da pesquisa e do ensino.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).