Relato de Experiência sobre a criação do Laboratório Filosófico na Escola SESC

o caso de uma estratégia didática de preparação para as Olimpíadas Filosóficas e suas repercussões curriculares

Autores

  • Mateus Xavier Escola Sesc de Ensino Médio
  • André Vinícius Dias Senra
  • Daniel Vieira Inácio

Palavras-chave:

Filosofia, Laboratorio, Olimpiada

Resumo

As olimpíadas filosóficas cumprem importante papel pedagógico relacionado aos referenciais filosóficos no que concerne à transmissão e trocas de ideias para elaboração de uma atitude de pensamento filosófica. Isto porque, ao contrário da tematização do conhecimento acadêmico, as olimpíadas instauram condições para um espaço de desenvolvimento do pensamento livre a partir da vivência do estudante. Do ponto de vista do ensino, cumpre assinalar que este espaço simbólico, relacionado à tematização e aprendizagem dos conteúdos filosóficos, se justifica pelo protagonismo dos estudantes através da participação na produção do conhecimento filosófico. No referido texto se assume uma posição de que a importância do projeto denominado Laboratório Filosófico, no âmbito da Escola SESC de Ensino Médio, foi fundamental para uma preparação do corpo discente desta instituição para as olimpíadas filosóficas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bruce, M., Barbone, S. (orgs.) Os 100 Argumentos mais Importantes da Filosofia Ocidental. Trad. Bras. Ana Lucia da Rocha Franco. São Paulo: Cultrix, 2013.
Cerletti, A. O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Trad. Bras. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Cossutta, F., Cicurel, F. (orgs.). As Fórmulas Filosóficas: destacamento, circulação e apropriação. Trad. Bras. Sírio Possenti, Campinas: Ed. Unicamp; Brasília: Ed. UnB, 2018.
Demo, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento; metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o iluminismo. In A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990
Mora, J. F. Diccionario de Filosofía. 4 volumes. Madrid: Ariel, 2000.
Nicola, U. Antologia Ilustrada de Filosofia. Trad. Bras. Maria Margherita De Luca, São Paulo: Globo, 2006.
Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Xavier, M., André Vinícius Dias Senra, & Daniel Vieira Inácio. (2025). Relato de Experiência sobre a criação do Laboratório Filosófico na Escola SESC: o caso de uma estratégia didática de preparação para as Olimpíadas Filosóficas e suas repercussões curriculares. Estudos De Filosofia E Ensino, 3(2), 74–89. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/580

Edição

Seção

Relatos de Experiência