Relato de Experiência sobre a criação do Laboratório Filosófico na Escola SESC
o caso de uma estratégia didática de preparação para as Olimpíadas Filosóficas e suas repercussões curriculares
Keywords:
Filosofia, Laboratorio, OlimpiadaAbstract
The philosophical Olympiads fulfill an important pedagogical role related to philosophical references with regard to the transmission and exchange of ideas for the elaboration of an attitude of philosophical thought. This is because, contrary to the theme of academic knowledge, the Olympics establish conditions for a space for the development of free thinking from the student's experience. From the point of view of teaching, it should be noted that this symbolic space, related to the theme and learning of philosophical contents, is justified by the protagonism of students through participation in the production of philosophical knowledge. This text assumes a position that the importance of the project called Philosophical Laboratory, within the scope of the SESC High School, was fundamental for the preparation of the student body of this institution for the philosophical Olympiads.Downloads
References
Cerletti, A. O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Trad. Bras. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Cossutta, F., Cicurel, F. (orgs.). As Fórmulas Filosóficas: destacamento, circulação e apropriação. Trad. Bras. Sírio Possenti, Campinas: Ed. Unicamp; Brasília: Ed. UnB, 2018.
Demo, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento; metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o iluminismo. In A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990
Mora, J. F. Diccionario de Filosofía. 4 volumes. Madrid: Ariel, 2000.
Nicola, U. Antologia Ilustrada de Filosofia. Trad. Bras. Maria Margherita De Luca, São Paulo: Globo, 2006.
Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Estudos de Filosofia e Ensino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).