Relato de Experiência sobre a criação do Laboratório Filosófico na Escola SESC
o caso de uma estratégia didática de preparação para as Olimpíadas Filosóficas e suas repercussões curriculares
Palabras clave:
Filosofia, Laboratorio, OlimpiadaResumen
As olimpíadas filosóficas cumprem importante papel pedagógico relacionado aos referenciais filosóficos no que concerne à transmissão e trocas de ideias para elaboração de uma atitude de pensamento filosófica. Isto porque, ao contrário da tematização do conhecimento acadêmico, as olimpíadas instauram condições para um espaço de desenvolvimento do pensamento livre a partir da vivência do estudante. Do ponto de vista do ensino, cumpre assinalar que este espaço simbólico, relacionado à tematização e aprendizagem dos conteúdos filosóficos, se justifica pelo protagonismo dos estudantes através da participação na produção do conhecimento filosófico. No referido texto se assume uma posição de que a importância do projeto denominado Laboratório Filosófico, no âmbito da Escola SESC de Ensino Médio, foi fundamental para uma preparação do corpo discente desta instituição para as olimpíadas filosóficas.Descargas
Citas
Cerletti, A. O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Trad. Bras. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Cossutta, F., Cicurel, F. (orgs.). As Fórmulas Filosóficas: destacamento, circulação e apropriação. Trad. Bras. Sírio Possenti, Campinas: Ed. Unicamp; Brasília: Ed. UnB, 2018.
Demo, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento; metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o iluminismo. In A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990
Mora, J. F. Diccionario de Filosofía. 4 volumes. Madrid: Ariel, 2000.
Nicola, U. Antologia Ilustrada de Filosofia. Trad. Bras. Maria Margherita De Luca, São Paulo: Globo, 2006.
Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estudos de Filosofia e Ensino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).