Ensino de filosofia: a ressignificação conceitual filosófica no contexto social do educando

Autores/as

  • Anne Caroline Freitas Vieira Aragão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • José Belizário Neto Universidade Federal do Amazonas (UFAM), PPG Filosofia (Unicamp)
  • Reinaldo Oliveira Menezes Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Conceito; Ensino de Filosofia; Filosofia.

Resumen

O respectivo artigo tem o objetivo de discutir a Filosofia tendo como especificidade de criação de conceitos, partindo das ideias defendidas por Deleuze e Guattari na Obra “O que é a Filosofia?”, na qual afirmam que a Filosofia não deve ser pensada como um mero caminho para a reflexão, mas de criação. Tais conceitos criados pela Filosofia não são os conceitos cotidianamente entendidos, como resposta ou essência, mas como aquilo que proporciona o caminho para o entendimento da solução de um problema. O conceito é um ato do pensamento.  O trabalho apresentando segue a pesquisa qualitativa e bibliográfica, para fins de compreender como a Filosofia atua no processo de ressignificação na vida social do educando. O ensino de filosofia deve ser visto como um problema genuinamente filosófico, visto que há uma preocupação dos professores ao ensinar filosofia, devendo esse problema estar presente nas orientações didáticas relativas ao ensino de filosofia.

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Biografía del autor/a

Anne Caroline Freitas Vieira Aragão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

José Belizário Neto, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), PPG Filosofia (Unicamp)

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAMP. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Professor da Universidade Federal do Amazonas

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Graduando em Licenciatura em Filosofia pela mesma instituição. Mestrado em Educação (2020) e Especialista em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio (2019), ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Citas

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
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GALLO, S. Metodologia do ensono de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Tradução Márcio Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
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SANTOS, R. Filosofia do ensino de filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

Publicado

2021-12-24

Cómo citar

Aragão, A. C. F. V., Neto, J. B., & Oliveira Menezes, R. (2021). Ensino de filosofia: a ressignificação conceitual filosófica no contexto social do educando. Estudos De Filosofia E Ensino, 2(2), 5–21. Recuperado a partir de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/458

Número

Sección

Artigos