A filosofia na construção de jogos
O recurso do lúdico na produção coletiva e divulgação do conhecimento filosófico
Palavras-chave:
Jogos, Filosofia, Lúdico, Produção coletivaResumo
O projeto de extensão “A filosofia na construção de jogos” nasceu em 2013 no CEFET/RJ com o propósito de explorar conceitos e problemas filosóficos de forma acessível, através da elaboração coletiva de jogos, com a participação de alunos e professores, para serem jogados pela comunidade escolar e em sala de aula. Nos últimos anos, o projeto procurou levantar algumas perguntas, dentre elas, o lugar do lúdico na produção coletiva de conhecimento – de forma mais ampla – e, mais especificamente, seu papel para a divulgação da reflexão filosófica. Ao relatar o processo de construção de jogos a partir das problematizações da filosofia, será apresentada a importância do prazer, divertimento, não apenas como facilitador da apropriação de conteúdos, mas especialmente, pela criação de um espaço comum de compreensão para o exercício do filosofar. A metodologia de todo o processo é baseada no trabalho coletivo como princípio educativo, ou seja, assume que a formação humana se dá em diferentes espaços, além da escola, apontando para o seu desenvolvimento integral através também da prática sobre a realidade circundante. Por isso, toda a construção do jogo – desde sua concepção inicial até a confecção de sua materialidade – foi feita por todos os envolvidos no projeto, que se situam em igualdade de condições para tomada de decisões. Com efeito, até a presente edição, “A filosofia na construção de jogos” produziu seis jogos educacionais, a partir de temas e problematizações gerados pela filosofia, e que foram apresentados em eventos dentro e fora da comunidade escolar. Ademais, cada jogo também foi utilizado nas aulas de filosofia do CEFET/RJ e analisado no mestrado profissional de Filosofia e Ensino da mesma instituição, aliando, assim, o tripé indissociável entre ensino-pesquisa-extensão. Finalmente, as atividades oriundas do projeto levam a uma consideração mais aprofundada do próprio conceito de jogo, centrado no lúdico, e sua aproximação com a filosofia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).