Ensino de filosofia: a ressignificação conceitual filosófica no contexto social do educando
Palavras-chave:
Conceito; Ensino de Filosofia; Filosofia.Resumo
O respectivo artigo tem o objetivo de discutir a Filosofia tendo como especificidade de criação de conceitos, partindo das ideias defendidas por Deleuze e Guattari na Obra “O que é a Filosofia?”, na qual afirmam que a Filosofia não deve ser pensada como um mero caminho para a reflexão, mas de criação. Tais conceitos criados pela Filosofia não são os conceitos cotidianamente entendidos, como resposta ou essência, mas como aquilo que proporciona o caminho para o entendimento da solução de um problema. O conceito é um ato do pensamento. O trabalho apresentando segue a pesquisa qualitativa e bibliográfica, para fins de compreender como a Filosofia atua no processo de ressignificação na vida social do educando. O ensino de filosofia deve ser visto como um problema genuinamente filosófico, visto que há uma preocupação dos professores ao ensinar filosofia, devendo esse problema estar presente nas orientações didáticas relativas ao ensino de filosofia.Downloads
Referências
DELEUZE, G. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. 3. Ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia?. Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
GALLO, S. A Filosofia e seu Ensino: Conceito e Transversalidade. ETHICA, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, p. 17-35, 2006.
GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GALLO, S. Metodologia do ensono de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Tradução Márcio Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
PLATÃO. O Banquete. Tradução Anderson de Paula Borges. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
SANTOS, R. Filosofia do ensino de filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).