A presença da filosofia no itinerário formativo do currículo de Sergipe
Palabras clave:
Itinerário formativo, currículo, Sergipe, Ensino de FilosofiaResumen
Este artigo tem o objetivo de analisar a presença da Filosofia nos itinerários formativos do currículo de Sergipe. O material da pesquisa consiste no Currículo de Sergipe: integrar e construir do Ensino Médio (2022). A metodologia aplicada baseia-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, operando sob uma pesquisa documental por meio da interpretação textual. A discussão em torno do objeto de análise permitiu compreender a presença da Filosofia no Novo Ensino Médio nas escolas sergipanas, por meio da identificação dos conteúdos que predominaram e daqueles que foram menos abordados nos itinerários formativos.Descargas
Citas
BRASIL. Lei 9.394: Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2025.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): segunda versão. Brasília: [s. n], 2016. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 out. 2025.
BRASIL. Ministério da educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de nov. 2024. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2024/11/resolucao-novo-ensino-medio-mec-13-nov-2024.pdf. Acesso em: 15 out. 2025.
GOERGEN, Pedro. O sentido da educação na sociedade contemporânea. In: GALLO, Silvio. MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola. 2020.
NASCIMENTO, Christian Lindberg do. A presença da Filosofia no novo ensino médio. Maceió: Café com Sociologia, 2023.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução: Jaimir Conte. Florianópolis, 2005.
SANTOS, Isabella Silva dos; SOARES, Mariana Fátima Muniz (org.). Currículo de Sergipe: integrar e construir: Ensino Médio. Aracaju: Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura, 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia e escola: valiosa parceria. In: GALLO, Silvio. MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola. 2020.
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Sobre formação: da incerteza à compreensão. In: GALLO, Silvio. MENDONÇA, Samuel (org.). A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Estudos de Filosofia e Ensino

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

