As Reflexões sobre o Ensino de Filosofia e a apropriação crítica das Novas Tecnologias de Informação e Conhecimento

Autores

  • Vladimir Lacerda Santafé UERJ - FFP
  • Diego Felipe Souza Queiroz

Palavras-chave:

filosofia, educação, imagem, cinema, política

Resumo

O objetivo inicial deste artigo é discutir a importância do Ensino de Filosofia na educação básica, destacando o papel crucial da disciplina para o desenvolvimento do pensamento crítico e consecutivamente para a participação ativa dos indivíduos na sociedade. Trata-se de uma tarefa essencial para questionar os discursos e iniciativas que visam secundarizar ou expurgar o ensino de Filosofia nas escolas. A partir daí, pretendemos investigar possibilidades para que o Ensino de Filosofia se faça presente de maneira satisfatória no processo de educação formal, inevitavelmente marcadas pelo desenvolvimento das novas que veem reconfigurando a sociedade como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=42za8TRRo-o>. Acesso em 07, ago. 2022.

ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2000.

ANPED. Carta aberta pela revogação da Reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017). 10 Jun. 2022. Disponível em <https://www.anped.org.br/news/carta-aberta-pela-revogacao-da-reforma-do-ensino-medio-lei-134152017 >. Acesso em 07, ago. 2022.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ASSIS, Érico Gonçalves de. Táticas lúdico-midiáticas no ativismo político contemporâneo. ANO. 2006. 274f. Dissertação de Mestrado (Ciência da Comunicação) - UNISINOS, São Leopoldo, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 2013.

BELLONI, Maria Luiza; BÉVORT, Evelyne. Mídia-Educação: Conceitos, História e Perspectivas. Educação & Sociedades, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores. Associados, 2001.

BIANCO, Nélia Rodrigues del. Elementos para pensar as tecnologias da informação na era da globalização. Intercom: revista brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulos, v. 24, n. 2, 2004.

BRAGA, D. B. (Org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 set. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm>. Acesso em: 22 jul. 2022.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. (2017). A sociedade em Rede. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a Crise da Democracia Liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução: Pérola de Carvalho. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação. Florianópolis: Insular, 2005.

FERREIRA, Fabiola da Silva; SANTOS, Fabiano Antonio dos. As estratégias do “movimento pela base” na construção da BNCC: consenso e privatização. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação. Araraquara, v.22, n. 1, p. 189-208, Jan/Jun. 2020.

FOLETTO, Leonardo Feltrin. Midiativismo, mídia alternativa, radical, livre, tática:

um inventário de conceitos semelhantes. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA,

Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. Belo Horizonte, p. 95-110 , 2018.

FORUM SOCIAL MUNDIAL, Fórum mundial de mídias livres junto a Rio+20, Rede Livres, 2012. Disponível em : <https://recid.redelivre.org.br/2012/05/04/forum-mundial-de-midias-livres-junto-a-rio20/>. Acesso em 09, maio, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HAN, Byung-Chul, No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARDT, Michel. & NEGRI, Antonio. Multidão: Guerra e democracia na era o império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

MALINI, Fabio.; ANTOUN, Henrique. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MARSHALL, McLuhan, The Medium is the Massage: An Inventory of Effects Bantam Books, 1967.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. La educación desde la comunicación. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002.

MARTINS, Francisco Menezes. Impressões digitais: cibercultura, comunicação e pensamento contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petró¬polis: Vozes, 2001.

TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.

ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural – O Iluminismo como Mistificação das Massas. Trad. de LIMA, Luiz Costa. In Rio de Janeiro: Paz e Terra.

BAZIN, A. O que é o Cinema? Trad. RIBEIRO, E. A. In São Paulo: Cosac Naify, 2014.

_____. O cinema da crueldade. Trad. DANESI, A. de Pádua. In São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BENJAMIN, W. Walter Benjamin – Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. de ROUANET, Paulo Sérgio. In São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. Trad. de CAIXEIRO, Nathanael. In Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 5). Trad. de PÁL PELBART, Peter e CAIAFA, Janice. In Rio de Janeiro: 34, 1997.

_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 4). Trad. Coordenada por OLIVEIRA, Ana Lúcia de. In Rio de Janeiro: 34, 1999.

_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 3). Trad. Coordenada por OLIVEIRA, Ana Lúcia de. In Rio de Janeiro: 34, 1996.

_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 2). Trad. de OLIVEIRA, Ana Lúcia de e CLÁUDIA LEÃO, Lúcia. In Rio de Janeiro: 34, 1995 - B.

_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 1). Trad. de GUERRA NETO, Aurélio e PINTO COSTA, Célia. In Rio de Janeiro: 34, 1995 - A.

_____. O Anti-Édipo. Trad. de ORLANDI, Luiz B. In Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

_____. O Que é a Filosofia? Trad. de PRADO JR., Bento e ALONSO MUÑOZ, Alberto. In Rio de Janeiro: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. de PÁL PELBART, Peter. In Rio de Janeiro: 34, 1992.

_____. A Imagem-Tempo - Cinema 2. Trad. de RIBEIRO, Eloisa de Araújo. In São Paulo: Brasiliense, 1990.

_____. Cinema 1 - A Imagem-Movimento. Trad. de SENRA, Stella. In São Paulo: Brasiliense, 1985.

_____. A Ilha Deserta. Organização e revisão técnica de ORLANDO, L. B. In São Paulo: Iluminnuras, 2008.

_____. Diálogos. Trad. de CUNHA, J. G. In Lisboa: Relógio D´Água, 2004.

CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Trad. CHAMMA, V. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DAVIS, M. Planeta Favela. Trad. de MEDINA, Beatriz. In São Paulo: Boitempo, 2006.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. Trad. de SILVA, Mateus Araújo. In São Paulo: Cosac Naify, 1999.

EISENSTEIN, S. A Forma do Filme. Trad. OTONI, Teresa. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

_____. O Sentido do Filme. Trad. OTONI, Teresa. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

_____. Reflexões de um cineasta. Trad. DORIA, Gustavo A. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1969.

FATORELLI, A. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. In Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

GUMBRECHT, H. U. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. SOARES, Ana Isabel. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

HANSEN, Mark B. N. New Philosophy for New Media. In London: MIT Press, 2004.

MALIÉVITCH, K. S. Dos novos sistemas de arte. Trad. DUNAEVA, C. In São Paulo: Hedra, 2007.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. MARTINS, M. S. In Campinas: Papirus, MANOVICH, Lev. The Language of New Media. In London: MIT Press, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal – Prelúdio a uma Filosofia do Futuro. Trad. de SOUZA, Paulo César de. In São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PARENTE, A. (organização). Cinema/Deleuze. In Campinas: Papirus, 2013.

_____. Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. In Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

PASOLINI, P. P. Empirismo Herege. Trad. PEREIRA, Miguel Serras. In Lisboa: Garzanti Editore, 1972, 1981.

_____. Teorema. Trad. FERNANDO, Travassos. In Lisboa: Garzanti, 1968.

RANCIÈRE, J. As distâncias do cinema. Trad. ABREU, Estela dos Santos. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. In São Paulo: Cosac Naify, 2004.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. Trad. CAMARGO, J. L. e BORGES L. C. In São Paulo: Martins Fontes, 2002.

XAVIER, I. (organização). A Experiência do Cinema. In São Paulo: Graal, 2008.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

Santafé, V. L., & Queiroz, D. F. S. (2025). As Reflexões sobre o Ensino de Filosofia e a apropriação crítica das Novas Tecnologias de Informação e Conhecimento. Estudos De Filosofia E Ensino, 4(1). Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/719