As Reflexões sobre o Ensino de Filosofia e a apropriação crítica das Novas Tecnologias de Informação e Conhecimento
Keywords:
filosofia, educação, imagem, cinema, políticaAbstract
The initial objective of this article is to discuss the importance of Teaching Philosophy in basic education, highlighting the crucial role of the discipline for the development of critical thinking and subsequently for the active participation of individuals in society. This is an essential task to question the discourses and initiatives that aim to secondary or purge the teaching of Philosophy in schools. From there, we intend to investigate possibilities for the Teaching of Philosophy to be present in a satisfactory way in the process of formal education, inevitably marked by the development of new ones that are reconfiguring society as a whole.Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=42za8TRRo-o>. Acesso em 07, ago. 2022.
ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2000.
ANPED. Carta aberta pela revogação da Reforma do Ensino Médio (LEI 13.415/2017). 10 Jun. 2022. Disponível em <https://www.anped.org.br/news/carta-aberta-pela-revogacao-da-reforma-do-ensino-medio-lei-134152017 >. Acesso em 07, ago. 2022.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação e da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ASSIS, Érico Gonçalves de. Táticas lúdico-midiáticas no ativismo político contemporâneo. ANO. 2006. 274f. Dissertação de Mestrado (Ciência da Comunicação) - UNISINOS, São Leopoldo, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; MARTINS, Maria Cecília; VALENTE, José Armando. Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 2013.
BELLONI, Maria Luiza; BÉVORT, Evelyne. Mídia-Educação: Conceitos, História e Perspectivas. Educação & Sociedades, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores. Associados, 2001.
BIANCO, Nélia Rodrigues del. Elementos para pensar as tecnologias da informação na era da globalização. Intercom: revista brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulos, v. 24, n. 2, 2004.
BRAGA, D. B. (Org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 23 set. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm>. Acesso em: 22 jul. 2022.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. (2017). A sociedade em Rede. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CASTELLS, Manuel. Ruptura: a Crise da Democracia Liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução: Pérola de Carvalho. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FANTIN, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011.
FANTIN, Monica. Mídia-Educação. Florianópolis: Insular, 2005.
FERREIRA, Fabiola da Silva; SANTOS, Fabiano Antonio dos. As estratégias do “movimento pela base” na construção da BNCC: consenso e privatização. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação. Araraquara, v.22, n. 1, p. 189-208, Jan/Jun. 2020.
FOLETTO, Leonardo Feltrin. Midiativismo, mídia alternativa, radical, livre, tática:
um inventário de conceitos semelhantes. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA,
Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. Belo Horizonte, p. 95-110 , 2018.
FORUM SOCIAL MUNDIAL, Fórum mundial de mídias livres junto a Rio+20, Rede Livres, 2012. Disponível em : <https://recid.redelivre.org.br/2012/05/04/forum-mundial-de-midias-livres-junto-a-rio20/>. Acesso em 09, maio, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HAN, Byung-Chul, No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HARDT, Michel. & NEGRI, Antonio. Multidão: Guerra e democracia na era o império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
MALINI, Fabio.; ANTOUN, Henrique. A internet e a rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MARSHALL, McLuhan, The Medium is the Massage: An Inventory of Effects Bantam Books, 1967.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. La educación desde la comunicación. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002.
MARTINS, Francisco Menezes. Impressões digitais: cibercultura, comunicação e pensamento contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petró¬polis: Vozes, 2001.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural – O Iluminismo como Mistificação das Massas. Trad. de LIMA, Luiz Costa. In Rio de Janeiro: Paz e Terra.
BAZIN, A. O que é o Cinema? Trad. RIBEIRO, E. A. In São Paulo: Cosac Naify, 2014.
_____. O cinema da crueldade. Trad. DANESI, A. de Pádua. In São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BENJAMIN, W. Walter Benjamin – Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. de ROUANET, Paulo Sérgio. In São Paulo: Brasiliense, 1996.
BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. Trad. de CAIXEIRO, Nathanael. In Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 5). Trad. de PÁL PELBART, Peter e CAIAFA, Janice. In Rio de Janeiro: 34, 1997.
_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 4). Trad. Coordenada por OLIVEIRA, Ana Lúcia de. In Rio de Janeiro: 34, 1999.
_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 3). Trad. Coordenada por OLIVEIRA, Ana Lúcia de. In Rio de Janeiro: 34, 1996.
_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 2). Trad. de OLIVEIRA, Ana Lúcia de e CLÁUDIA LEÃO, Lúcia. In Rio de Janeiro: 34, 1995 - B.
_____. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia (Vol. 1). Trad. de GUERRA NETO, Aurélio e PINTO COSTA, Célia. In Rio de Janeiro: 34, 1995 - A.
_____. O Anti-Édipo. Trad. de ORLANDI, Luiz B. In Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
_____. O Que é a Filosofia? Trad. de PRADO JR., Bento e ALONSO MUÑOZ, Alberto. In Rio de Janeiro: 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. de PÁL PELBART, Peter. In Rio de Janeiro: 34, 1992.
_____. A Imagem-Tempo - Cinema 2. Trad. de RIBEIRO, Eloisa de Araújo. In São Paulo: Brasiliense, 1990.
_____. Cinema 1 - A Imagem-Movimento. Trad. de SENRA, Stella. In São Paulo: Brasiliense, 1985.
_____. A Ilha Deserta. Organização e revisão técnica de ORLANDO, L. B. In São Paulo: Iluminnuras, 2008.
_____. Diálogos. Trad. de CUNHA, J. G. In Lisboa: Relógio D´Água, 2004.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Trad. CHAMMA, V. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DAVIS, M. Planeta Favela. Trad. de MEDINA, Beatriz. In São Paulo: Boitempo, 2006.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. Trad. de SILVA, Mateus Araújo. In São Paulo: Cosac Naify, 1999.
EISENSTEIN, S. A Forma do Filme. Trad. OTONI, Teresa. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
_____. O Sentido do Filme. Trad. OTONI, Teresa. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
_____. Reflexões de um cineasta. Trad. DORIA, Gustavo A. In Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1969.
FATORELLI, A. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. In Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
GUMBRECHT, H. U. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. SOARES, Ana Isabel. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.
HANSEN, Mark B. N. New Philosophy for New Media. In London: MIT Press, 2004.
MALIÉVITCH, K. S. Dos novos sistemas de arte. Trad. DUNAEVA, C. In São Paulo: Hedra, 2007.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. MARTINS, M. S. In Campinas: Papirus, MANOVICH, Lev. The Language of New Media. In London: MIT Press, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal – Prelúdio a uma Filosofia do Futuro. Trad. de SOUZA, Paulo César de. In São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PARENTE, A. (organização). Cinema/Deleuze. In Campinas: Papirus, 2013.
_____. Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. In Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
PASOLINI, P. P. Empirismo Herege. Trad. PEREIRA, Miguel Serras. In Lisboa: Garzanti Editore, 1972, 1981.
_____. Teorema. Trad. FERNANDO, Travassos. In Lisboa: Garzanti, 1968.
RANCIÈRE, J. As distâncias do cinema. Trad. ABREU, Estela dos Santos. In Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. In São Paulo: Cosac Naify, 2004.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. Trad. CAMARGO, J. L. e BORGES L. C. In São Paulo: Martins Fontes, 2002.
XAVIER, I. (organização). A Experiência do Cinema. In São Paulo: Graal, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Estudos de Filosofia e Ensino

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).