As olimpíadas como resistência e defesa da permanência e defesa da Filosofia nos curriculos escolares

evidência a partir da VII ediação da Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR

Autores/as

  • Raquel Aline Zanini Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Olimpíada de Filosofia, Educação Filosófica, Ensino de Filosofia, Filosofar

Resumen

O presente trabalho apresenta e problematiza as olimpíadas de Filosofia organizadas pelo NESEF entre os anos de 2011 e 2021. Considerando os ataques que o ensino de filosofia vem sofrendo após o golpe de 2016, a olimpíada tornou-se um instrumento de resistência do trabalho pedagógico com estudantes da educação básica e superior. A partir de fontes bibliográficas, avaliações e depoimentos de participantes, o texto defende a olimpíada como forma de valorização do ensino de filosofia. Toma-se como referência, entre outros autores, as reflexões de Horn (2009) e Carrillo (1994) para pensar o ensino de filosofia em diálogo com a realidade.

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Publicado

2025-01-13

Cómo citar

Zanini, R. A. (2025). As olimpíadas como resistência e defesa da permanência e defesa da Filosofia nos curriculos escolares: evidência a partir da VII ediação da Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR. Estudos De Filosofia E Ensino, 3(2), 57–73. Recuperado a partir de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/583

Número

Sección

Relatos de Experiência