Olimpíada de Filosofia em Paquetá
contraposição prática ao Novo Ensino Médio
Palabras clave:
Olimpíada de Filosofia, Paquetá, Educação, Ensino Médio, NeoliberalismoResumen
Neste ensaio se confronta a experiência da Olimpíada de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro, centrada sobretudo numa de suas edições, a sétima, que aconteceu em 2019 em Paquetá, com a experiência para a qual aponta a Reforma da educação básica brasileira e em especial o seu Novo Ensino Médio. A hipótese deste texto é que a Olimpíada se apresenta como frontalmente contrária à educação neoliberal ensejada pelo Novo Ensino Médio, apresentando um caminho alternativo a este.Descargas
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. PEC do Teto de Gastos Públicos, Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm.
BRASIL. Reforma da Previdência, Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm.
BRASIL. Reforma Trabalhista, Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm.
Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Resolução CNE/CEB no. 3, de 21 de novembro de 2018 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.
Brasília: MEC, 2021. BRASIL. Resolução CNE/CP no. 1, de 5 de janeiro de 2021 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, 2021.
ESPERO TUA (RE)VOLTA. Direção: Eliza Capai. Produção de: Mariana Genescá. Brasil: Taturana, 2019.
FERRAZ, Lara S. L. A. Olimpíadas de filosofia do Rio de Janeiro: o pensamento na roda. Rio de Janeiro: NEFI, 2020 (Coleção Teses e Dissertações; 12).
PENNA, Fernando e SILVA, Renata da C. A. da. As operações que tornam a história pública. In: MAUAD; RABELO; SANTHIAGO. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SANTOS, Wallace de M. 2013: revolta dos governados. 2. Ed. Rio de Janeiro: WSM Edições, 2018.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estudos de Filosofia e Ensino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).