Jogo Arte&Filosofia
Entre conceitos e afetos
Palabras clave:
Material didático, conceitos, arte, ensinoResumen
A partir da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Filosofia e Educação do CEFET-RJ, baseado no conceito de “Pop’Filosofia” do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), foi desenvolvido o jogo Arte&Filosofia: entre conceitos e afetos. Trata-se de um material didático para ser utilizado por professores e estudantes com o objetivo de proporcionar uma prática conceitual em filosofia mais sensível aos afetos artísticos por meio de uma compreensão não-conceitual ou intuitiva dos conceitos filosóficos e de uma compreensão conceitual das imagens e ideias estéticas, trabalhando com conceitos filosóficos a partir de estímulos imagéticos presentes nas obras de artes, visto que a imagem tem outra forma de se comunicar que não é através de conceitos ou de um discurso argumentativo, mas a partir de blocos de sensações.Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).