Fanzinagem filosófica sobre o medo da morte
uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d)
Palabras clave:
Filosofia, Morte, Fanzine.Resumen
O artigo em questão é uma proposta de pesquisa, leitura, análise, discussão e produção de fanzines de um trecho da obra de Platão: Apologia de Sócrates, excerto de 28a à 30d, no qual o tema da morte é desenvolvido tomando por base a experiência de Sócrates. Após se defender das acusações e ser condenado à morte, o filósofo argumenta que ter medo da morte é o equivalente a se pressupor sábio, sobre aquilo que não se é. Este estudo, portanto, unifica o texto filosófico e a produção de fanzines como possibilidades de reflexão sobre o tema do medo da morte.Descargas
Citas
CORNÉLIO, Camila Gallindo; MATOS, Junot Conérlio. Filosofia, Educação e Comunicação: o trabalho docente como complexidade articulada. In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 209-232.
GRISON, Everton. A Manifestação Artística do Fanzine como Técnica e Tema para o Ensino de Filosofia. In: TAVARES, Renata (org.). Arte na Escola: caminhos. São Paulo: LiberArs, 2018.
JUNIOR, Williams Nunes da Cunha. Os Sentidos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. In: In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 179-208.
MAGALHÃES, Henrique. Fanzines de histórias em quadrinhos: conceito e contribuições à educação. In: NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Maria Regina Paulo da (orgs.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013, p. 52-67.
__________. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos)
MALTA, André. Introdução. In: PLATÃO. Apologia de Sócrates. Introdução de André Malta. Porto Alegre: Lp&m Pocket, 2010.
MUNIZ, Cellina (org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010. (Coleção Diálogos Intempestivos).
PLATÃO. Diálogos: Apologia de Sócrates. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1970.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).