Fanzinagem filosófica sobre o medo da morte
uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d)
Keywords:
Filosofia, Morte, Fanzine.Abstract
The article in question is a proposal for research, reading, analysis, discussion and production of fanzines from an excerpt from Plato's work: Socrates' Apology, excerpt from 28th to 30th, in which the theme of death is developed based on experience Socrates. After defending himself against accusations and being condemned to death, the philosopher argues that being afraid of death is the equivalent of assuming to be wise, about what you are not. This study, therefore, unifies the philosophical text and the production of fanzines as possibilities for reflection on the theme of fear of death.Downloads
References
CORNÉLIO, Camila Gallindo; MATOS, Junot Conérlio. Filosofia, Educação e Comunicação: o trabalho docente como complexidade articulada. In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 209-232.
GRISON, Everton. A Manifestação Artística do Fanzine como Técnica e Tema para o Ensino de Filosofia. In: TAVARES, Renata (org.). Arte na Escola: caminhos. São Paulo: LiberArs, 2018.
JUNIOR, Williams Nunes da Cunha. Os Sentidos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. In: In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 179-208.
MAGALHÃES, Henrique. Fanzines de histórias em quadrinhos: conceito e contribuições à educação. In: NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Maria Regina Paulo da (orgs.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013, p. 52-67.
__________. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos)
MALTA, André. Introdução. In: PLATÃO. Apologia de Sócrates. Introdução de André Malta. Porto Alegre: Lp&m Pocket, 2010.
MUNIZ, Cellina (org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010. (Coleção Diálogos Intempestivos).
PLATÃO. Diálogos: Apologia de Sócrates. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1970.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).