Jogo Arte&Filosofia

Entre conceitos e afetos

  • Aline de Oliveira Rosa UFRJ
Palavras-chave: Material didático, conceitos, arte, ensino

Resumo

A partir da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Filosofia e Educação do CEFET-RJ, baseado no conceito de “Pop’Filosofia” do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), foi desenvolvido o jogo Arte&Filosofia: entre conceitos e afetos. Trata-se de um material didático para ser utilizado por professores e estudantes com o objetivo de proporcionar uma prática conceitual em filosofia mais sensível aos afetos artísticos por meio de uma compreensão não-conceitual ou intuitiva dos conceitos filosóficos e de uma compreensão conceitual das imagens e ideias estéticas, trabalhando com conceitos filosóficos a partir de estímulos imagéticos presentes nas obras de artes, visto que a imagem tem outra forma de se comunicar que não é através de conceitos ou de um discurso argumentativo, mas a partir de blocos de sensações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Doutoranda de filosofia da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Pesquisadora do Grupo Descolonial Carolina Maria de Jesus. Pesquisas em gênero, feminismo, performance de gênero, estética e políticas de gênero/sexualidade.
Publicado
2021-12-24
Como Citar
Rosa, A. de O. (2021). Jogo Arte&Filosofia. Estudos De Filosofia E Ensino, 2(2), 70-89. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/533
Seção
Produtos Educacionais