Algumas notas sobre Martin Heidegger e o conceito de morte nos parágrafos 52 e 53 de Ser e Tempo
Palavras-chave:
Heidegger, Ser e Tempo, Morte.Resumo
Este ensaio constitui uma breve apresentação de Martin Heidegger, a partir de curtas notas que representam uma incursão sobre sua vida e formação acadêmico-filosófica. Um panorama dos principais eixos da obra Ser e Tempo foi destacado dos estudos de Paul Gorner (2017), com o objetivo de propor algumas chaves de leitura do pensamento heidegueriano. Por conseguinte, apresenta-se o conceito de morte, a partir dos parágrafos 52 e 53 de Ser e Tempo. Este ensaio leva em conta as leituras desenvolvidas no curso de extensão: Os filósofos e o Medo da Morte, organizado pelo Dr. Francisco de Moraes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Downloads
Referências
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
_________________. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. Edição Bilingue. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.
HUISMAN, Denis. Dicionário dos Filósofos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
INWOOD, M.J. Dicionário Heidegger. Trad. Luiza Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
PRADEAU, Jean-François. História da Filosofia. Trad. James Bastos Arêas e Noéli Correia de Melo Sobrinho. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
RUSS, Jacqueline. Filosofia: os autores, as obras. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).