Fanzinagem filosófica sobre o medo da morte

uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d)

Autores

  • Everton Grison UFPR

Palavras-chave:

Filosofia, Morte, Fanzine.

Resumo

O artigo em questão é uma proposta de pesquisa, leitura, análise, discussão e produção de fanzines de um trecho da obra de Platão: Apologia de Sócrates, excerto de 28a à 30d, no qual o tema da morte é desenvolvido tomando por base a experiência de Sócrates. Após se defender das acusações e ser condenado à morte, o filósofo argumenta que ter medo da morte é o equivalente a se pressupor sábio, sobre aquilo que não se é. Este estudo, portanto, unifica o texto filosófico e a produção de fanzines como possibilidades de reflexão sobre o tema do medo da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRAUS, Gazy. Minhas experiências no ensino com os criativos fanzines de histórias em quadrinhos e outros temas: um preâmbulo acerca dos tines (ou fanzines) e sua importância educacional. In: NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Maria Regina Paulo da (orgs.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013, p. 82-93.

CORNÉLIO, Camila Gallindo; MATOS, Junot Conérlio. Filosofia, Educação e Comunicação: o trabalho docente como complexidade articulada. In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 209-232.

GRISON, Everton. A Manifestação Artística do Fanzine como Técnica e Tema para o Ensino de Filosofia. In: TAVARES, Renata (org.). Arte na Escola: caminhos. São Paulo: LiberArs, 2018.

JUNIOR, Williams Nunes da Cunha. Os Sentidos do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. In: In: BODART, Cristiano das Nezes (org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. Maceió: Café com Sociologia, 2020, pp. 179-208.

MAGALHÃES, Henrique. Fanzines de histórias em quadrinhos: conceito e contribuições à educação. In: NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Maria Regina Paulo da (orgs.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Criativo, 2013, p. 52-67.

__________. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos)

MALTA, André. Introdução. In: PLATÃO. Apologia de Sócrates. Introdução de André Malta. Porto Alegre: Lp&m Pocket, 2010.

MUNIZ, Cellina (org.). Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010. (Coleção Diálogos Intempestivos).

PLATÃO. Diálogos: Apologia de Sócrates. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1970.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Grison, E. (2021). Fanzinagem filosófica sobre o medo da morte: uma percepção da Apologia de Sócrates (28a-30d). Estudos De Filosofia E Ensino, 2(1), 7–23. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/482