Sobre o temor da morte: provocações a partir de Pascal e Heidegger
Palabras clave:
Palavras-chave: Morte, antecipação, possibilidade, impessoalidade, Pascal, Heidegger.Resumen
O texto trata do medo da morte e de sua compreensão baseando-se em dois filósofos, Pascal e Heidegger. Por certo, a morte desafia o ser humano de muitas maneiras. A filosofia assume este desafio por meio do questionamento. Assim, a compreensão do que está em jogo no medo da morte é que deve ocupar o filósofo. Tanto o pensamento acerca da morte bem como a descoberta do que se pode entender pela essência humana pavimentam uma única via. Palavras-chave: Morte, antecipação, possibilidade, impessoalidade, Pascal, Heidegger.Descargas
Citas
BLANCHOT, Maurice. Uma voz vinda de outro lugar. Rio de Janeiro : Rocco, 2011.
EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo : Editoria da UNESP, 2002.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2006.
HEIDEGGER, M. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro : Civilização brasileira, 1969.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém. Rio de Janeiro : Ed. Civilização Brasileira, 1981.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. Martins Fontes : São Paulo, 2005.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. Col. Os Pensadores. Abril Cultural : São Paulo, 1984.
PLATÃO. Fédon. Col. Os pensadores. Abril Cultural : São Paulo, 1972.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Filosofia: idade moderna. vol.2. Paulus : São Paulo, 2017.
SANTO AGOSTINHO. Confissões. Vozes : Petrópolis, 1998.
SARAMAGO, José. Objecto Quase. São Paulo : Cia das Letras, 1994.
TOLSTOI, Leão. A morte de Ivan Ilitch. Rio de Janeiro : Lacerda Editores, 1997.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Introdução. In: PASCAL, Blaise. Pensamentos. Martins Fontes : São Paulo, 2005, p. VII-XVI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).