Design de jogos e tradução
apontamentos teórico-metodológicos de uma oficina pautada no trabalho como princípio educativo
Resumen
Este artigo visa articular teorias e metodologias que embasaram o curso “Game design e Macunaíma” promovida pelo Grupo de Educação Multimídia (GEM/UFRJ). Sendo uma oficina teórico-prática centrou-se no desenvolvimento, pelos participantes, de jogos analógicos sobre a obra literária “Macunaíma” de Mário de Andrade. Demonstramos como conceitos relativos a disciplina do game design, tradução e literatura foram articulados em torno de uma oficina interdisciplinar pautada no trabalho como princípio educativo. Apresentamos concepções, de jogos, game design, narrativas em jogos e de ludonarrativa, articulando-as com a forma de nossa oficina. Desenvolver um jogo a partir de uma obra literária é um processo complexo de tradução que foi analisada segundo os princípios da Tradução Intersemiótica. A oficina teórico-prática que oferecemos pretendeu apresentar estes conceitos a partir do trabalho como princípio educativo e a Teoria da Atividade.Descargas
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