Zaratustra e a morte como festa
Keywords:
Morte, Pessimismo, Finitude, FestaAbstract
Taking as a main object a discourse of the work Thus spoke Zarathustra, the present work seeks to weave clarifying considerations about the way Nietzsche interprets death and the essential condition of finitude of the human. In his reflections, the German philosopher opposes two paradigmatic ways in the West to interpret dying: on the one hand, death seen as the atonement of guilt, on the other, as a mere passage to eternity. Zarathustra, seeking to reestablish the innocence and grace of mortality, interprets it as a feast.Downloads
References
EMERSON, Ralph Waldo. Ensaios. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
________. Além do bem e do Mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
________. Assim Falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
________. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
________. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
________. Filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Hedra, 2008.
________. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Os pré-socráticos. Tradução de José Cavalcanti de Souza. In: Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1973.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Tradução: Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).