A retórica filosófica no diálogo Fedro:

A psykhagogía como modelo de aprendizagem

Autores

  • Micael Rosa Silva
  • FREITAS, Bárbara de Abreu USP-FEUSP

Palavras-chave:

Educação, Discurso, Fedro, Platão, Psykhagogía, Retórica

Resumo

O artigo explora a complexa relação entre retórica, dialética, e aprendizagem no diálogo Fedro de Platão, enfatizando a técnica de psykhagogía, que, grosso modo, significa "condução da alma". Platão argumenta que um verdadeiro orador deve adaptar seu discurso ao tipo de alma de cada interlocutor, usando uma abordagem metódica e reflexiva, combinando elementos dialéticos e retóricos para promover uma transformação interna na alma. A psykhagogía é descrita como um processo educativo, onde a condução da alma está intimamente ligada ao uso de discursos apropriados e ao entendimento profundo da alma. O artigo destaca a importância do movimento interno da alma para alcançar o conhecimento e sugere que a verdadeira retórica não é apenas persuasiva, mas também educativa, conduzindo os interlocutores à verdade através de um método dialético.

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Biografia do Autor

FREITAS, Bárbara de Abreu, USP-FEUSP

Professora de Filosofia do Ensino Fundamental I e II no Estado de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2017). É mestre pela FEUSP e doutoranda pela mesma instituição, com foco no pensamento grego antigo e Platão.

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

Rosa Silva, M., & de Abreu Freitas, B. (2025). A retórica filosófica no diálogo Fedro: : A psykhagogía como modelo de aprendizagem. Estudos De Filosofia E Ensino, 4(1). Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/738