Resenha do filme "Elefante" de Gus Van Sant à luz do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação"
Palavras-chave:
Elefante, Gus Van Sant, Crise na Educação, Hannah ArendtResumo
Esta resenha pretende explicitar alguns aspectos do premiado filme de Gus Van Sant, obra de ficção baseada no alarmante episódio do massacre em Columbine, ocorrido no final na década de 90. Para tratar do filme, apoio-me no ensaio de Hannah Arendt, A crise na educação (1957), escrito quando a autora vivia nos Estados Unidos, visto que a autora constata aspectos interessantes para pensarmos a respeito dos impasses de uma educação atingida pela crise do mundo contemporâneo.Downloads
Referências
PINTO NETO, Moyses. Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais. In: Dialogia: Revista do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho, São Paulo, n. 33, p-178-191, set-/dez. 2019. Disponível em: < https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13790&path%5B%5D=7840>. Acesso em 03/06/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).