Memórias de uma prática de ensino filosófico

  • Marcos Machado Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Narrativa; Ensino de filosofia; Ensino-aprendizagem; Experiência; Ressentimento.

Resumo

Neste artigo relataremos uma prática de ensino filosófico realizada no âmbito do Ensino Médio. Durante o desenvolvimento dessa atividade foram estudados os conceitos de ressentimento, de vingança e de justiça, conforme interpretados por Friedrich Nietzsche na obra Genealogia da Moral. De modo progressivo essas concepções também foram analisadas em outros recursos metodológicos, a saber: HQ (V de vingança) dos autores britânicos Allan More e David Lloyd; literatura (Memórias do subsolo) do escrito russo Fiódor Dostoiévski; imagem (A parábola do filho pródigo) do artista da região de Antuérpia Frans Francken II; júri (in loco) observação de um julgamento. Após a investigação filosófica nessa sequência didática, os estudantes materializaram as suas reflexões na produção de poemas, contos e textos dissertativo-argumentativos. Nestas produções foram expressas as vivências dos discentes com essa prática de ensino filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Considerações intempestivas II – Da utilidade e dos inconvenientes da história para a vida. Trad. Lemos Azevedo. Lisboa: Presença; São Paulo: Martins Fontes, 1979.
__________. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PASCHOAL, Antonio Edmilson. “A superação do ressentimento na filosofia de Nietzsche”. Estudos Nietzsche, v. 3, n. 2, jul./dez. 2012.
PLATÃO. A república. Trad. Carlos Alberto Nunes. 3. Ed. Belém: EDUFPA, 2000.
Publicado
2021-12-24
Como Citar
Machado, M. (2021). Memórias de uma prática de ensino filosófico. Estudos De Filosofia E Ensino, 2(2), 37-51. Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/472
Seção
Relatos de Experiência