Memórias de uma prática de ensino filosófico
Palavras-chave:
Narrativa; Ensino de filosofia; Ensino-aprendizagem; Experiência; Ressentimento.Resumo
Neste artigo relataremos uma prática de ensino filosófico realizada no âmbito do Ensino Médio. Durante o desenvolvimento dessa atividade foram estudados os conceitos de ressentimento, de vingança e de justiça, conforme interpretados por Friedrich Nietzsche na obra Genealogia da Moral. De modo progressivo essas concepções também foram analisadas em outros recursos metodológicos, a saber: HQ (V de vingança) dos autores britânicos Allan More e David Lloyd; literatura (Memórias do subsolo) do escrito russo Fiódor Dostoiévski; imagem (A parábola do filho pródigo) do artista da região de Antuérpia Frans Francken II; júri (in loco) observação de um julgamento. Após a investigação filosófica nessa sequência didática, os estudantes materializaram as suas reflexões na produção de poemas, contos e textos dissertativo-argumentativos. Nestas produções foram expressas as vivências dos discentes com essa prática de ensino filosófico.Downloads
Referências
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