Design de jogos e tradução
apontamentos teórico-metodológicos de uma oficina pautada no trabalho como princípio educativo
Resumo
Este artigo visa articular teorias e metodologias que embasaram o curso “Game design e Macunaíma” promovida pelo Grupo de Educação Multimídia (GEM/UFRJ). Sendo uma oficina teórico-prática centrou-se no desenvolvimento, pelos participantes, de jogos analógicos sobre a obra literária “Macunaíma” de Mário de Andrade. Demonstramos como conceitos relativos a disciplina do game design, tradução e literatura foram articulados em torno de uma oficina interdisciplinar pautada no trabalho como princípio educativo. Apresentamos concepções, de jogos, game design, narrativas em jogos e de ludonarrativa, articulando-as com a forma de nossa oficina. Desenvolver um jogo a partir de uma obra literária é um processo complexo de tradução que foi analisada segundo os princípios da Tradução Intersemiótica. A oficina teórico-prática que oferecemos pretendeu apresentar estes conceitos a partir do trabalho como princípio educativo e a Teoria da Atividade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).