Do λόγος à φαντασία

Acerca da presença de Heráclito no estoicismo antigo

Autores

  • Bruno Fernandes Uff

Palavras-chave:

Heráclito; estoicismo; lógos; homología; phantasía.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como e em que medida o estoicismo antigo está relacionado às ideias de Heráclito, compreendendo que muitos dos conceitos que surgem nele possuem uma nítida inspiração heraclítica. Ver-se-á, por exemplo, que a ideia de homologar com o lógos universal – este que se apresenta em tudo que nos circunda, mas que costuma ser silenciado pelo nosso lógos particular-narcisista – irá reaparecer através da concepção estoica de que a vida feliz consiste em adequar-se à natureza e viver em consonância com ela. Além disso, o conceito de phantasía também encontrará ecos heraclíticos, uma vez que saber reconhecer e ajuizar as fantasias corretamente nada mais é do que deixar o lógos das próprias coisas falarem, pois é nelas (e somente a partir delas) que reconhecemos a verdade. Nesse sentido, em um primeiro momento farei uma explanação a respeito de Heráclito e de sua filosofia, para, em um segundo momento, apresentar algumas das doutrinas filosóficas do estoicismo. Por conseguinte, relacionarei ambas as filosofias, na expectativa de constatar uma possível homología entre elas capaz de nos fazer ouvir-perceber suas semelhanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPPELLETTI, Ángel J. Los Estoicos Antiguos. Madrid: Gredos, 1996.

DINUCCI, Aldo. O conceito estoico de phantasia: de Zenão a Crisipo. Archai, sep-dec. n. 21 p. 15-38. 2017. GUIMARÃES, Mariângela Areal. O conceito de phantasía kataléptiké na lógica estóica. Ítaca, agosto. n. 15 p. 42-51. 2010.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É realizações, 2014.

HERÁCLITO. Fragmentos contextualizados. Tradução, apresentação e comentários de Alexandre Costa. São Paulo: Perspectiva, 1996.

KAHN, Charles. The art and thought of Heraclitus. London: Cambridge University Press, 2001.

LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

LAERCIUS, Diogenes. Lives of eminent philosophers. USA: Oxford University Press, 2018.

LONG, A.A. Stoic Studies. New York: University of California Press, 1996.

PARMÊNIDES. Da Natureza. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009.

SELLARS, John. Stoicism. Los Angeles: University of California Press, 2006.

SOUZA, Jonathan Almeida de. Resenha de: COSTA, Alexandre. Thánatos: da possibilidade de um conceito de morte a partir do Lógos Heraclítico. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/FilosofiaClassica/article/view/23559. Acesso em 01/01/2023.

THOM, Johan Carl. Cleanthes’ Hymn to Zeus. Tübingen: Mohr Siebeck, 2005.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

Fernandes, B. (2025). Do λόγος à φαντασία: Acerca da presença de Heráclito no estoicismo antigo. Estudos De Filosofia E Ensino, 4(1). Recuperado de https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/709