Edwige CHIROUTER, Da filosofia na escola a uma escola filosófica
Devolver o sabor aos saberes para lutar contra as desigualdades escolares
Palavras-chave:
Filosofia na escola, Humanidades, Relação com o conhecimento, Desigualdade, Filosofia da EducaçãoResumo
O trabalho de pesquisa apresentado neste artigo examina a hipótese de que a introdução da filosofia desde a infância ultrapassa a mera necessidade de democratização do acesso a essa disciplina escolar e, portanto, as questões de didática. Essas práticas experimentais interrogam o sentido mesmo da transmissão de saberes e a definição das missões da escola. Uma abordagem filosófica dos saberes permitiria reencontrar seus “sabores”, para retomar a expressão de J-P. Astolfi (2008). Assim, mais do que simples momentos de filosofia desconectados de outras aprendizagens (1 hora de “ateliê de filosofia” por semana), trata-se antes de pensar como a filosofia pode dar sentido ao que os alunos devem aprender no cotidiano e em todas as disciplinas. O que nos Leva a pensar nas condições de possibilidade do que nós chamaremos uma “escola filosófica”, isto é, uma escola onde os alunos seriam convocados a se interrogar no cotidiano sobre os fundamentos epistemológicos dos saberes ensinados, onde eles serão convidados a reencontrar o espanto original na fonte dos conhecimentos.Downloads
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