A felicidade e a instabilidade das coisas humanas
Palavras-chave:
Felicidade; Morte; Riquezas; Infortúnios; Virtude.Resumo
Este artigo tem por finalidade fazer um estudo sobre a felicidade tendo em vista a instabilidade da vida humana. Objetiva-se examinar a eudaimonía enquanto bem supremo para o homem, considerando a argumentação de Aristóteles diante da tese de Sólon de que é preciso ver o fim. A questão central consiste em avaliar se é possível ao homem ser feliz no decorrer da vida.Downloads
Referências
______________, Ética a Eudemo. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2015.
______________, Magna Moralia. In Loeb Classical Library, Aristotle XVIII, LCL 287.
IRWIN, T. A Felicidade Permanente: Aristóteles e Sólon. In: ZINGANO, Marco (Org). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus, 2010, p. 208-244
MCMAHON, Darrin M. Felicidade: uma história. São Paulo: Globo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam à apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
- Autores declaram que sãoo integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
- Autores tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores tem permissãoe são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alteraçãoes produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).