Esporte na Natureza e Educação Ambiental: Um Estudo sobre Visitas Técnicas no IFRJ-VR

Autores

  • Fábio Murat do Pilar IFRJ-Volta Redonda
  • Marcelo Paraíso Alves IFRJ-Volta Redonda UniFOA-Volta Redonda
  • Wagner Francisco Marinho da Silva IFRJ-Volta Redonda
  • Paulo Roberto de Araújo Porto IFRJ-Volta Redonda

Palavras-chave:

Ensino em Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Educação Ambiental.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central discutir a interdisciplinaridade  como um caminho possível para repensar a formação continuada de professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na Educação Ambiental e no entendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. As ações se estruturaram a partir dos seguintes conceitos: modernidade,   Esporte na Natureza e Educação Ambiental,  como eixos temáticos.  A metodologia   se desenvolveu por intermédio da visita ao museu ao Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso a conhecimentos específicos e comportamentos  adequados em uma Área de Proteção Ambiental,  e da escalada no Morro  da Urca, na tentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência da prática do esporte na natureza e toda a complexidade que envolve a referida prática esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Murat do Pilar, IFRJ-Volta Redonda

Mestre em Filosofia pela UFRJ, Doutorando em Filosofia pela UFRJ, é professor do IFRJ-Volta Redonda.

Marcelo Paraíso Alves, IFRJ-Volta Redonda UniFOA-Volta Redonda

Doutor em Educação pela UFF, Pós- doutorando no PROPED/UERJ, é Professor do IFRJ-Volta Redonda e do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

Wagner Francisco Marinho da Silva, IFRJ-Volta Redonda

Mestre em Educação pela UNINCOR, é professor do IFRJ-Volta Redonda.

Paulo Roberto de Araújo Porto, IFRJ-Volta Redonda

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, é professor do IFRJ-Volta Redonda.

Downloads

Publicado

2011-05-10

Edição

Seção

TECNOLOGIA & SOCIEDADE