Esporte na Natureza e Educação Ambiental: Um Estudo sobre Visitas Técnicas no IFRJ-VR
Palavras-chave:
Ensino em Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Educação Ambiental.Resumo
O presente estudo tem como objetivo central discutir a interdisciplinaridade como um caminho possível para repensar a formação continuada de professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na Educação Ambiental e no entendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. As ações se estruturaram a partir dos seguintes conceitos: modernidade, Esporte na Natureza e Educação Ambiental, como eixos temáticos. A metodologia se desenvolveu por intermédio da visita ao museu ao Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso a conhecimentos específicos e comportamentos adequados em uma Área de Proteção Ambiental, e da escalada no Morro da Urca, na tentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência da prática do esporte na natureza e toda a complexidade que envolve a referida prática esportiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-05-10
Edição
Seção
TECNOLOGIA & SOCIEDADE