O TEOREMA DE PITÁGORAS VISTO PELO MESMO ÂNGULO, MAS POR OUTRA LENTE

Autores

  • katia guerchi gonzales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Sonner Arfux de Figueiredo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Marcus Vinicios Da Silva Favaretto

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta da utilização do vídeo, como recurso pedagógico, para o ensino do Teorema de Pitágoras. A fundamentação teórica tem como pressupostos as ideias de Móran com relação a utilização do vídeo e a forma que este deve ser utilizado a fim de maximizar o ensino. Elaboramos dois vídeos, como possibilidade de serem integrados na aula sobre a temática em foco: um sobre a constituição histórica do conteúdo de Teorema de Pitágoras e o segundo com diversas demonstrações deste mesmo teorema. Após a constituição dos vídeos, reforçamos que o primeiro vídeo tem caráter introdutório e possui fortes elementos visuais podendo promover maior interesse por partes dos alunos. O segundo vídeo tem características de um vídeo de conteúdo, possui diversas demonstrações e auxilia o professor explorar diferentes recursos pedagógicos dentro do vídeo em uma mesma aula. Reforçamos que é possível trabalhar em um mesmo vídeo características distintas, ou seja, um mesmo vídeo pode ser um vídeo de produção ao mesmo tempo que também é um vídeo de simulação, como é o caso do vídeo 2. Consideramos que os dois vídeos podem ser utilizados juntos ou separados, sendo complementares às aulas presenciais ou ainda, integrados ao trabalho do professor na sala de aula de Matemática. Palavras-chaves: Vídeo. Matemática. Trabalho Docente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-10