A REPRESENTAÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Elemilson Barbosa Caçandre Universidade Federal do Espirito Santo
  • Luceli de Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

A formação de professores de matemática está em constante mudança e aprimoramento, porém observa-se que ela não se desenvolve como esperado. Assim, neste artigo se concentra parte das primeiras análises de uma pesquisa de mestrado, em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo por objetivo identificar quais os tipos de registros de representação semiótica utilizados por licenciandos em Matemática em tarefas sobre funções quadráticas. Está pesquisa se pauta em uma análise qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa participante, em que os primeiros dados foram coletados por meio de aplicação de tarefas sobre funções quadráticas. De forma geral, pôde-se observar que os estudantes não possuíam conhecimento sobre as representações das funções quadráticas, o que pode indicar a falta de conhecimento ou a não articulação entre os diversos tipos de registros de representação semiótica para um objeto matemático.

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Publicado

2024-04-10