O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

Autores

  • Gilson Alves Ribeiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Priscila Bernardo Martins Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sidney Silva Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Geovane Carlos Barbosa Instituto Federal do Espirito Santo

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia ativa que fomenta investigações complexas, as quais partem de problemas do mundo real, a fim de estimular o senso crítico e a cooperação na busca de soluções. O método utilizado foi o estudo de caso em sala de aula, em que os alunos participaram de um projeto com o tema de uso consciente de energia elétrica. Neste sentido, a aplicação do estudo de caso foi em três turmas do 1º ano do ensino médio na Escola Pública Estadual situada no município de Diadema, São Paulo. Outrossim, os resultados demonstraram que a ABP permite reflexão, investigação, criticidade, autonomia, mobilização de conceitos matemáticos e uso de ferramentas digitais, além do desenvolvimento do senso crítico e responsabilidade ambiental dos alunos. Por fim, consideramos que as metodologias ativas devem ser cada vez mais incentivadas no ensino escolar, uma vez que a sua aplicação permite aos alunos uma experiência não só de ouvintes e aprendizes, mas também de participantes ativos durante a aplicação do conteúdo.

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Publicado

2024-04-10