A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA

Autores

  • Mateus Pin Corrêa Universidade de Taubaté
  • Maria Tereza

Resumo

Para ensinar Matemática na Educação de Jovens e Adultos, cabe ao educador refletir sobre sua responsabilidade nas suas escolhas pedagógicas. As estratégias de ensino precisam contribuir para que o conhecimento matemático se torne um instrumento para interpretar, problematizar e ajudar a solucionar aspectos da vida adulta. Este artigo visa despertar a importância de ter um processo de formação continuada para os professores que lecionam a disciplina de Matemática para a EJA de um município do Espírito Santo, a partir das discussões oriundas de encontros de uma formação colaborativa vinculada a uma pesquisa de mestrado em andamento. Para o recorte deste trabalho, selecionamos os dados de um questionário distribuído aos participantes e os dados de um dos encontros colaborativos realizado, o qual foi gravado em áudio e posteriormente transcrito para análise. Os resultados até o momento, permitem identificar o tempo de experiência na docência, a formação inicial e continuada dos envolvidos e o interesse e necessidade demonstrado por processos formativos que permitam discutir a prática em sala de aula e os conteúdos específicos, além de revelar que os docentes dessa modalidade de ensino são pouco contemplados com oportunidades de participar de processos de formação continuada oferecidos pela rede de ensino em que atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-10