CONHECIMENTOS DO MANUAL DIDÁTICO PARAGUAIO FUNDAMENTADOS NA TEORIA MTSK

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Resumo

Este artigo é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada Análise de Manual Didático Paraguaio à luz do Modelo Teórico MTSK e objetiva mostrar os conhecimentos matemáticos especializados identificados no manual denominado originalmente Módulo de Secuencia Didáctica para docentes – Matemática en Castellano, destinado aos alunos do terceiro grau da Educação Escolar Básica do Paraguai. Fundamentamo-nos teoricamente no modelo analítico MTSK. Este modelo teórico caracteriza os conhecimentos especializados do professor que ensina matemática distinguindo seus conhecimentos matemáticos – MK – e seus conhecimentos pedagógicos de conteúdo – PCK – considerando as crenças do professor incorporadas durante seus estudos e suas práticas docentes que permeiam seus conhecimentos matemático e pedagógico direcionado ao ensino da Matemática. Para a consecução do objetivo retromencionado, escolhemos a abordagem qualitativa na análise do manual paraguaio, no qual identificamos a predominância dos conhecimentos do domínio PCK, em especial os referentes ao ensino da Matemática, sobre os do domínio MK.

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Publicado

2024-04-10