A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO (1950-1970)

Autores

  • DANIELE DE AQUINO GOMES Secretaria Estadual da Educação
  • Antonio Henrique Pinto Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo objetiva apresentar análise da atuação da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades, na formação dos professores de matemática para a escola secundária, no Espírito Santo, da sua criação, em 1953, até seu desaparecimento, no início da década de 1970. Criada no governo Vargas, a Cades tinha, entre suas finalidades, a habilitação de professores para a escola secundária, atuando em um contexto caracterizado pela pouca presença de cursos de licenciatura, o que conferia um obstáculo para expansão e modernização da escola secundária. Para a produção deste texto, dialogamos com o campo historiográfico, analisando as fontes (registros escolares, documentos oficiais, manuais didáticos, entre outros), reunimos indícios, vestígios e pistas para contarmos essa história em construção. Portanto, embora a Campanha tenha realizado a maioria das ações, prevista em seu Decreto de criação, em solo espiritossantense, elas ocorreram de forma tímida, pontual e descontínua.   Palavras-chave: Formação dos Professores de Matemática. Ensino Secundário. Cades.

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Publicado

2024-04-10